Prefeitura e Arcelor retiram excesso de vegetação de lagoa

Compartilhe:

 

Os resíduos serão depositados num terreno privado à 2km da lagoa. Foto: Divulgação / Prefeitura

Começou nesta segunda (21) a retirada da vegetação que se alastrou e escondeu o espelho d’água da lagoa do Baú, no bairro Praia de Carapebus. A ação e da Prefeitura conta com o apoio da ArcelorMittal Tubarão, empresa que é uma das vizinhas da lagoa.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, todo o material de origem orgânica retirado do manancial, será depositado num terreno particular localizado a 2 km da lagoa. A previsão é de que a limpeza seja concluída em 15 dias.

Para a ação, o município está entrando com parte da equipe, um barco e o transporte do material removido até o ponto de deposição.

Líder comunitário do bairro, Anderson Soares, disse que a retirada da vegetação é uma antiga

Em novembro de 2013 a lagoa já dava sinais de forte degradação. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

reivindicação da comunidade, que sonha com a recuperação da lagoa. Há anos a lagoa do Baú é alvo do lançamento de esgoto clandestino e até de algumas construções indevidas de casas em área de preservação permanente (APP).

Sobre o problema do esgoto, a prefeitura informou que a concessionária Serra Ambiental está concluindo o sistema de captação e tratamento na região, mas não adiantou prazo de quando a lagoa deixará de receber a poluição.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também