Prefeitura diz que vacina contra Covid-19 está disponível para coveiros

Compartilhe:
Enterro de vítima da Covid-19 em setembro do ano passado no cemitério municipal de São Domingos. Foto: Gabriel Almeida/Arquivo TN
Sepultamento de vítima da Covid-19 no cemitério público de São Domingos em setembro do ano passado Foto: Gabriel Almeida/Arquivo TN

A vacina contra a Covid-19 já está disponível para profissionais dos cemitérios da Serra que sepultam os corpos das vítimas da pandemia. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, coveiros estão incluídos no rol dos trabalhadores da Saúde e para terem acesso à vacina, basta agendar no site http://gti.serra.es.gov.br . A informação foi passada ao Tempo Novo nesta sexta-feira (26).

Desde o início da pandemia, há um ano, coveiros vinham solicitando a inclusão no grupo prioritário para receberem a imunização, assim que ela estivesse disponível. Mas os profissionais, tanto do cemitério privado, quanto dos públicos, relatam dificuldade para terem acesso.

Nos cemitérios públicos da Serra o serviço é quase todo feito por funcionários de uma empresa terceirizada, já que a minoria dos coveiros são servidores públicos. Um profissional  – que não terá o nome divulgado a pedido – que trabalha nessa prestadora de serviço, disse que até foram enviados os dados dos coveiros para a Prefeitura, mas até a manhã desta sexta-feira a imunização não tinha acontecido.

Segundo esse profissional, os enterros aumentaram muito nos últimos dias com a nova onda da doença. “Há sempre o medo de pegar a covid, apesar de estarmos trabalhando com os EPI´s, luva, máscara, óculos e macacão. Estou sabendo que em Vila Velha os coveiros já foram vacinados, então isso tem que acontecer aqui na Serra o mais rápido”, afirma.

Ele acrescenta que, até onde sabe, não tem havido surto de contaminação entre coveiros na cidade. Mas alerta que se isso acontecer poderá haver dificuldades para a realização de enterros nos prazos, o que pioraria a situação sanitária e ainda geraria mais impacto emocional aos que estão perdendo parentes e amigos.

No dia 13 de fevereiro o governo do ES publicou a resolução 013/2021 que coloca os funcionários do sistema funerário e do Serviço Médico Legal no grupo prioritário para a vacinação.

Nesta pandemia, por determinação dos órgãos de vigilância sanitária, não pode haver velórios de vítimas do novo coronavírus, os caixões são lacrados e os enterros só podem ser acompanhados por um pequeno número de pessoas.

Vale lembrar que a Serra tem cemitérios públicos localizados em São Patrício (Jacaraípe), Serra Sede, São Domingos, Nova Almeida, Carapina, Pitanga e Manguinhos.  E um privado que fica em Alterosas, no Civit II.

Além de corpos de moradores da cidade, os cemitérios da Serra também recebem falecidos de outros municípios.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também