Prefeitura diz que todas as praias da Serra estão próprias para banho

Compartilhe:
Qualquer morador pode participar do mutirão. Foto: Gabriel Almeida
Um dos pontos de de coleta para análise fica em Manguinhos Foto: Gabriel Almeida

As cinco praias da Serra estão próprias para banho. A informação é da Prefeitura da Serra que divulgou o resultado do teste de balneabilidade na última sexta-feira (15). O teste é realizado é semanalmente pelo município. No total, são 14 pontos dos balneários onde acontece a coleta de amostras para a realização do estudo.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o município disponibiliza placas que mostram se a praia está própria ou imprópria para banho em todos os pontos. Os avisos são atualizados semanalmente.

Porém, olhando o site da Prefeitura da Serra, o município conta com dois pontos interditados: Foz do Córrego Irema – Início da Av. Nossa Sra. dos Navegantes (Jacaraípe) e Foz do Córrego Laripe – ES 010, no trevo com a Rua Eng. Ceciliano Abel de Almeida (Manguinhos). Estes dois pontos não são citados pela prefeitura na lista divulgada.

Além desses dois pontos não citados pela prefeitura, o município interditou para banho a foz do córrego Laranjeiras entre as praias de Bicanga e Manguinhos. A decisão da interdição foi divulgada no final da tarde do dia 14 de fevereiro. No local, um grupo de 20 moradores de Nova Carapina passou mal e precisou de atendimento médico após tomar banho no último dia 29 de janeiro no córrego. Duas crianças chegaram a ficar internadas na UPA de Serra Sede com sintomas de diarreia, febre e vômito.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da Serra, a decisão de interditar o local veio após a análise da qualidade das águas do córrego, que drena regiões como Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Chácara Parreiral, Jardim Limoeiro e São Diogo antes de chegar entre as duas praias. E além de esgoto não tratado, recebe efluentes das estações de tratamento de esgoto de Manguinhos, Valparaíso e Laranjeiras, operadas pela Parceria Público-Privada (PPP) Ambiental Serra/Cesan.

A Prefeitura da Serra pede para que os banhistas fiquem em alerta com os riscos de afogamento. Os pontos que exigem mais atenção e cuidado são as praias de Jacaraípe, Nova Almeida e Carapebus, caracterizadas por ondas fortes e buracos. Todos estes contam com vigilância dos guarda-vidas.

Confira os pontos abaixo:

Nova Almeida I – Acesso pela passarela, em frente ao Bar da Orla – PRÓPRIO

Nova Almeida II – Final do calçadão, em frente à Rua Guilherme Becker – PRÓPRIO

Praia de Capuba – Em frente a colônia de férias – PRÓPRIO

Praia de Jacaraípe I – Em frente à Rua Caiçaras – PRÓPRIO

Praia de Jacaraípe II – Em frente à Rua Marília Resende Coutinho – PRÓPRIO

Praia de Jacaraípe III – Em frente a Colônia de Férias – PRÓPRIO

Praia de Manguinhos I – Em frente ao Residencial Aída – PRÓPRIO

Praia de Manguinhos II – Em frente ao Restaurante Primeira Estação de Manguinhos – PRÓPRIO

Praia de Manguinhos III – Em frente ao Restaurante Recanto de Manguinhos – PRÓPRIO

Praia de Bicanga I – Em frente ao início da Av. Beira-mar – PRÓPRIO

Praia de Bicanga II – Em frente à Avenida Beira Mar, na direção do Quiosque do Ligeirinho) – PRÓPRIO

Lagoa de Carapebus – Acesso principal, ao lado da Colônia de Férias – PRÓPRIO

Praia de Carapebus I – Em frente à Rua Diamantina – PRÓPRIO

Praia de Carapebus II – Em frente à Colônia de Pescadores -PRÓPRIO

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também