Prefeito da Serra reduz contratos e limita gastos com veículos, passagens e diárias

Prefeito da Serra Weverson Meireles
Crédito: Divulgação
Compartilhe:
Prefeito da Serra Weverson Meireles
O prefeito da Serra, Weverson Meireles reduziu contratos e limitou gastos com veículos, passagens e diárias. Crédito: Divulgação

A Prefeitura da Serra anunciou um pacote de medidas para reduzir contratos, controlar gastos e enxugar a estrutura administrativa, incluindo a diminuição de cargos comissionados. Essas ações começaram com a publicação do Decreto nº 55, que criou o Comitê Extraordinário de Avaliação do Gasto Público (Comex), voltado para revisar e otimizar a aplicação do orçamento municipal, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais eficiente e benéfica para a população.

Para o prefeito Weverson Meireles, a criação desse comitê é fundamental para redução de custos e melhoria na aplicabilidade dos recursos. “Estamos saindo de uma gestão altamente positiva, organizada e bem avaliada. É fundamental preservar a qualidade dos gastos e converter toda a economia gerada em serviços para atender à nossa população, que está em constante crescimento,” disse Weverson, ao Jornal Tempo Novo.

O Comex será responsável por uma análise criteriosa de todas as despesas municipais, abrangendo desde contratos de grande porte até pequenas aquisições. O objetivo é identificar oportunidades de economia que não comprometam a qualidade dos serviços prestados.

Medidas Previstas na Serra

Entre as principais iniciativas do Comitê estão:

  • Revisão de contratos: Avaliação de cláusulas para identificar oportunidades de otimização e redução de custos.
  • Limitação de despesas: Controle mais rígido sobre gastos com locação de veículos, passagens e diárias, além de contratos de vigilância e limpeza.
  • Redução de cargos comissionados: Corte de 10% nos cargos comissionados para tornar a estrutura administrativa mais enxuta.
  • Critérios mais rigorosos para eventos: Apoio a eventos culturais e esportivos será reavaliado, com maior exigência para a liberação de recursos.

Prioridades e impactos do novo decreto

A expectativa é que, com a economia gerada, mais recursos possam ser direcionados para áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“Este decreto reflete o compromisso da administração com a eficiência no uso dos recursos públicos. A criação do Comex é uma medida estratégica para garantir que os gastos sejam avaliados com rigor, assegurando a sustentabilidade fiscal e o alinhamento com as necessidades da população”, afirma o secretário da Fazenda e coordenador geral do Comitê, Henrique Valentim.

Segundo informações do Comitê, a economia gerada deve resultar em mais investimentos em áreas essenciais, na melhoria nos serviços públicos, já que a otimização dos gastos permitirá uma oferta mais eficiente e eficaz e uma gestão transparente, já que o colegiado vai emitir relatórios com os resultados do trabalho.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também