
Pontos de ônibus localizados em áreas de risco da Serra podem ter iluminação padronizada, a fim de garantir a integridade física e a segurança dos usuários do transporte coletivo. É que tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 813/2025, que prevê a criação do Programa Ponto Seguro, sobre o tema.
A medida quer garantir mais segurança aos usuários, especialmente no período noturno; oferecer pontos de ônibus com coberturas, assentos, sinalização e iluminação eficientes.
Segundo a matéria, ficará a cargo do Poder Executivo Municipal a identificação e o mapeamento dos pontos de ônibus instalados em áreas de risco. Para isso, deve-se considerar os índices de violência ou criminalidade nas proximidades; fluxo de passageiros, entre outros. A partir deste estudo, estes locais devem receber iluminação apropriada, sinalização, câmeras de videomonitoramento e demais equipamentos de segurança.
A iniciativa é da vereadora Raphaela Moraes (PP). Ela explica a necessidade urgente por mais segurança e dignidade aos usuários do transporte público, principalmente no período noturno e/ou em localidades com mais registros de ocorrências policiais.
“Segundo relatos de comunidades, muitos pontos de ônibus estão localizados em regiões com baixa ou nenhuma iluminação pública, sem sinalização adequada e com estruturas danificadas ou inexistentes. Essa situação expõe a população a riscos inaceitáveis, particularmente mulheres, idosos, trabalhadores e estudantes que dependem diariamente do transporte coletivo”, justificou a parlamentar.