Poluição deixa córrego verde em Manguinhos

Compartilhe:
Aspecto da água do córrego sob a ponte de acesso ao quiosque Maresias. Foto: Internauta
Aspecto da água do córrego sob a ponte de acesso ao quiosque Maresias. Foto: Internauta
Aspecto da água do córrego sob a ponte de acesso ao quiosque Maresias. Foto: Internauta

Por Anderson Soares

Um caldo verde escorrendo para o mar em plena praia de Manguinhos. Assim está o córrego que desce da lagoa Maringá, situada às margens da ES 010 perto do posto da Polícia Rodoviária Estadual. A situação tem chamado a atenção e preocupado moradores e frequentadores do bucólico balneário, sobretudo na altura da bela ponte de madeira que dá acesso ao quiosque Maresias.

Além da cor verde a água também está com espuma branca. De acordo com a bióloga Lidiane Pereira a preocupação dos moradores tem razão de ser, já que o fenômeno é causado pela alta concentração de esgoto na água. Segundo ela a cor verde é um indicador dessa condição.

“Isso acontece quando há um aumento de matéria orgânica proveniente do esgoto doméstico ou industrial que é lançado. Essa matéria orgânica vira fonte de nutrientes para microrganismos, as cianobactérias. O excesso delas deixa a água verde”, explica.

A bióloga acrescenta que há risco de contaminação por bactérias e vírus e a recomendação é não entrar no riacho e nem no trecho da praia onde ele deságua.  A bacia da lagoa Maringá drena bairros como Laranjeiras II, Alterosas, parte de Vila Nova de Colares e recebe águas da Estação de Tratamento de Esgoto do Civit II.

Patos mortos

Nas redes sociais moradores e frequentadores de Manguinhos relataram que patos criados nas margens do córrego próximo a ponte na entrada do bairro apareceram mortos nos últimos dias.

A reportagem acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) que, através de sua assessoria, prometeu dar um posicionamento neste quinta (26).

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também