Polícia apreende quase 150 caranguejos durante defeso em Jacaraípe

Compartilhe:
Foram apreendidos 146 unidades de caranguejo-uçá, sete quilos de puãs e 19 sacos de caranguejos. Foto: Divulgação Polícia Ambiental
Foram apreendidos 146 unidades de caranguejo-uçá, sete quilos de puãs e 19 sacos de caranguejos. Foto: Divulgação Polícia Ambiental

Na manhã desta quinta-feira (17) foram apreendidos 146 unidades de caranguejo-uçá em situação irregular, ou seja, durante o período de andada, em Jacaraípe.

Um homem foi detido por crime ambiental. Foram apreendidos 146 unidades de caranguejo-uçá, sete quilos de puãs e 19 sacos de caranguejos.

Os crustáceos foram recolhidos durante o segundo período de andada e as apreensões são resultados das fiscalizações em repressão a captura, comércio e transporte ilegal do uçá.

“Andada” é o nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, no qual os machos e as fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a deposição de ovos, tornando-se vulneráveis a pesca predatória. Durante os períodos da “andada”, não é permitido o estoque de caranguejos, mesmo que o crustáceo seja oriundo de outro Estado ou País.

A Polícia Ambiental informa que aquele que desobedecer às determinações estabelecidas na portaria, estará infringindo a lei e será responsabilizado por crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei dos Crimes Ambientais).

Diante disto, o infrator foi conduzido à Delegacia de Jacaraípe. A pena prevista é a de detenção de um a três anos, além de multa.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também