‘Poda’ detona restinga em Jacaraípe

Compartilhe:
A 'poda' fragilizou a vegetação da praia que ajuda a proteger a desova de tartarugas, entre outras espécies que dependem da saúde da restinga. Foto: Claudiney Rocha
A ‘poda’ fragilizou a vegetação da praia que ajuda a proteger a desova de tartarugas, entre outras espécies que dependem da saúde da restinga. Foto: Claudiney Rocha

Depredação. Este foi o resultado de uma ‘poda’ feita nesta sexta (06) pela prefeitura da Serra na restinga de Jacaraípe entre as praias do Solemar e Barrote. A denúncia é do ativista e diretor do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) Claudiney Rocha.

“Se fosse para cortar plantas exóticas, como as castanheiras, estava correto. Mas não. Cortaram aroreiras, pitangueiras e outras plantas nativas no talo. Foi um corte rasteiro, um absurdo”, desabafa.

Claudiney disse que interpelou os homens que faziam o corte. Estes teriam dito ao ambientalista que possuíam autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Ele falou ainda que esses homens chegaram a comentar que a ‘poda’ também teria o apoio de alguns comerciantes e moradores da orla sob o argumento de que a vegetação alta serve de esconderijo para bandidos e consumidores de droga.

A secretária de Meio Ambiente da Serra, Andréia Carvalho, disse que na próxima segunda (09) uma equipe da Semma irá ao local para avaliar o que foi feito. Andreia frisou que a intenção inicial era a retirada apenas de espécies exóticas que atrapalham o crescimento da restinga.

Mau exemplo

O caso lembra a ação desastrosa da prefeitura de Guarapari que, sob o argumento de poda, destruiu a restinga das praias da Bacutia e Peracanda em novembro do ano passado. O fato teve grande repercussão e gerou uma enxurrada de críticas.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também