Pitanga recebe mutirão de combate à dengue

Compartilhe:
Uma das formas de combater o mosquito é não deixando água parada. Foto: Divulgação
Uma das formas de combater o mosquito é não deixando água parada. Foto: Divulgação
Uma das formas de combater o mosquito é não deixando água parada. Foto: Divulgação

Na última sexta-feira tiveram início as ações contra dengue em Pitanga, que continuarão no decorrer dessa semana. A equipe que está trabalhando no bairro conta com 16 agentes de Combate a Endemias.

O trabalho dos agentes inclui visitas domiciliares para inspeção e orientação aos moradores de como combater os focos do inseto, pulverização a pé em pontos estratégicos e fumacê. Além de domicílios, os agentes visitarão borracharias, ferros-velhos e locais de reciclagem.

Foram realizados dois Levantamentos Rápidos do Índice por Aedes Aegypti (LIRAa) no bairro e foi encontrado apenas um foco de dengue em 683 imóveis visitados. Até a 27ª semana epidemiológica deste ano, foram notificados 13 casos de dengue na região, sendo que no mesmo período do ano passado, foram notificados 46 casos da doença.

Algumas das formas de combate são não deixar água acumulada; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d’água sem tampa; trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato entre outras ações.

90% dos focos do mosquito são encontrados em residências, o que pede a atenção dos moradores. Em período de chuvas é necessário mais cuidado, pois água parada costuma se acumular.

Disque Dengue

Funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Telefone: 3228-5394

Por meio deste número, é possível denunciar focos do mosquito e pedir ajuda anonimamente.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também