Pensando no futuro, Serra investe 21 milhões em energia solar em escolas

Compartilhe:
Brasília - Ministério de Minas e Energia (MME) inaugura a primeira usina solar instalada na cobertura de um prédio (sede do MME) do governo federal (José Cruz/Agência Brasil)
Serra
Serra terá viés mais sustentável com projeto de energia solar. Créditos: José Cruz/Agência Brasil

Com o objetivo de avançar mais um passo da sustentabilidade da Serra, nesta quinta (22), a prefeitura da cidade  inaugurou, na EMEF João Calmon em Planalto Serrano B, o programa Serra+Sol que vai proporcionar energia sustentável em escolas da Serra.

De acordo com as informações do projeto, que promete mudar para melhor toda a estrutura das escolas da Serra, serão instalados nas 144 unidades escolares um sistema de geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas.

+ Emissão de identidade e cadastro do CadÚnico no Serra + Cidadã

Com um investimento de mais de 21 milhões de reais, o novo sistema reduz os custos da conta de luz, uma vez que a energia solar pode trazer uma economia de até 95%. Além da baixa manutenção, que necessita apenas de limpezas periódicas das placas fotovoltaicas. 

Outro fator imprescindível na decisão de mudar a fonte de energia das escolas foram os inúmeros benefícios para o meio ambiente a curto e longo prazo. Sem contar que a cidade da Serra tem como uma de suas caraterísticas o protagonismo do sol nas praias, e que agora vai agregar também nas ações conscientes de sensibilização ecológica. 

Dessa forma, o planejado é de projetar 50 unidades, que serão usinas. Isso porque, com essa quantidade de escolas sendo fonte de energia solar é possível abastecer todas as outras unidades. A geração é compartilhada entre duas ou mais unidades consumidoras, ou seja, pode-se instalar um sistema gerador de energia em uma escola e o excedente da produção será usado em outras. 

A secretária de Educação da Serra, Fabiana Negreli, esteve presente para a assinatura da ordem de serviço e falou sobre a importância de se pensar no amanhã. 

“A energia solar vai reduzir os nossos custos e os nossos gastos para que possamos aplicar em outras áreas. Mas além disso essa ação ressalta o nosso papel de ser e estar nesse mundo de forma consciente”, disse. 

Sergio Vidigal, prefeito da Serra, falou também da importância de investir principalmente no ser humano, de começar essa ação hoje pensando no futuro, no meio ambiente e nosso planeta, falou ainda da escolha da escola piloto para o projeto Serra+Sol.

“Escolhemos a EMEF João Calmon, pois estamos fazendo o possível para dar o devido valor que nossos bairros merecem e Planalto Serrano B, que já possui toda a sua iluminação em LED, será pioneiro pro programa Serra+Sol”, explicou.  

Vale ressaltar que o Serra+Sol é uma realização secretarias de Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

O que é energia fotovoltaica ou energia solar?

A energia solar é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia que provém da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada diariamente pelo sol. Essa energia pode ser utilizada por diferentes tecnologias, nesse caso como painéis fotovoltaicos.  Baseia-se no denominado efeito fotoelétrico, através do qual determinados materiais são capazes de absorver partículas luminosas e liberar elétrons, gerando corrente elétrica.

 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também