Paneleiras são tema de exposição em Vitória

A exposição será aberta amanhã (5) às 19h e ficará aberta para visitação gratuita até 10 de março
Compartilhe:
A exposição busca valorizar as pessoas que estão por trás da confecção das panelas. Foto: Divulgação
A exposição busca valorizar as pessoas que estão por trás da confecção das panelas. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (5), às 19h, será aberta no Galpão das Paneleiras em Goiabeira (Vitória) a exposição ‘Barro, Casca e Fumaça – As faces por trás das paneleiras’.

O ofício das paneleiras de Goiabeiras é considerado patrimônio imaterial pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A exposição é composta por mais de cinquenta fotos de Mauro Schauffert.  As imagens registradas pelo fotógrafo mostra, além da panela, o valor humano por trás do objeto, originando um estudo etnográfico que pode ser conferido por meio do projeto http://barrocascaefumaca.lwsite.com.br/.
As Paneleiras de Goiabeiras já são nacionalmente conhecidas. Devido a isso, muitos trabalhos multidisciplinares já foram feitos com as artesãs; todavia, a panela é sempre protagonista.

Uma das preocupações da equipe responsável pela exposição é justamente a pessoa que dá vida a panela.

A produção do projeto ficou pela incumbência da socióloga Whitne Fernanda Santos, que contribuiu com a etnografia, a construção de um site e a curadoria da exposição.

Quem quiser conferir a exposição estará aberta até o dia 10 de março. A entrada é gratuita.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também