Orquestra Jovem Vale Música faz concerto inédito com ritmos brasileiros

Compartilhe:
Orquestra Jovem Vale Música
O repertório da Orquestra Jovem Vale Música reunirá composições de Liduíno Pitombeira, Helder Oliveira, Ernâni Aguiar, Calimerio Soares e Ernst Mahle, abrangendo ritmos de diversas regiões do país. Crédito: Divulgação/Gabriel Lordello

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música, vai percorrer a diversidade e riqueza dos ritmos brasileiros em concerto que será apresentado na próxima terça-feira (13), às 19h30, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória.

Com a regência do maestro Lucas Anizio, o grupo apresentará obras do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), sob a orientação da professora e violinista Carla Rincon, consultora pedagógica do núcleo de cordas friccionadas do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Obras musicais

Segundo o maestro Lucas Anizio, o concerto vai demonstrar o resultado do trabalho realizado em conjunto pelos professores do Projeto Vale Música Espírito Santo com a consultora Carla Rincon.

O repertório reunirá composições de Liduíno Pitombeira, Helder Oliveira, Ernâni Aguiar, Calimerio Soares e Ernst Mahle, abrangendo ritmos de diversas regiões do país. “As obras foram selecionadas levando em conta o parâmetro técnico de cada grupo do projeto, com o objetivo de aprimorar o conhecimento musical dos alunos e promover a inclusão social”, comenta o regente Lucas Anizio. “Tocaremos o baião, lundu, barcarola, canção dolente, entre outros”, acrescenta o maestro.

+ Diabetes mal controlada aumenta risco de queda em idosos

História da Orquestra

Um dos grupos mais tradicionais do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música, conta com 28 integrantes de 12 a 20 anos e já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016).

Em setembro de 2022, o grupo adaptou canções autorais de bandas capixabas para o formato sinfônico no concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”, que contou com a participação de integrantes das bandas Manimal, Java Roots, Rastaclone, Herança Negra, Casaca e Salvação.

Em junho de 2023, realizou o concerto “Orquestra Jovem Vale Música convida Marcelo Caldi – Homenagem a Dominguinhos”, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), celebrando a obra de Dominguinhos com a participação especial do acordeonista, compositor, cantor e multi-instrumentista Marcelo Caldi.

Em maio de 2024, participou do concerto “Tributo a Piazzolla”, juntamente com a Camerata Jovem Vale Música e a violinista Priscila Rato, em homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), considerado o “revolucionário do tango”.

O grupo participa anualmente de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.

Concerto da Orquestra Jovem Vale Música

Regência: Lucas Anizio

Data: 13/08 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Casa da Música Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro, Vitória (ES), 29.015-210

Entrada gratuita: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto

Duração do espetáculo: 50 minutos

Classificação: Livre

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura

Repertório:

  • Suíte bumba-meu-boi (Liduíno Pitombeira)
  • Pequeno Cancioneiro (Helder Oliveira)
  • Dois Lundus (Ernâni Aguiar)
  • Suíte antiga (Calimerio Soares)
  • Pentafonia (Ernst Mahle)

O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também