Com 191 internados por Covid-19, hospital na Serra está com 81% da UTI ocupada

Compartilhe:
covid
Na foto, UTI do Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referência no atendimento ao coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa
Na foto, UTI do Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referência no atendimento ao coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 na Serra diminuiu, mas segue alta, atingindo 81,15% nesta sexta-feira (6). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade possui 151 pessoas internadas em UTIs – todas elas no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Além desses pacientes, existem outros 26 que estão internados em leitos de enfermaria – um total de 65%. Ao todo, o Governo do Estado, através do Jayme, fornece à população, 191 leitos de UTI e 40 de enfermaria. Vale lembrar, que até o momento, não houve aumento na oferta de leitos, mas sim uma desocupação desses espaços.

A taxa total de ocupação da Serra é de 78,35%. Apesar disso, é importante destacar que, de acordo com o Estado, não há nenhum colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.

Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 83,42%. De enfermaria, são 108 leitos, sendo que 85 estão ocupados. Já os de UTI, são 278 leitos, sendo que 237 estão ocupados.

Vale lembrar que o Estado centralizou os pacientes infectados pela Covid-19 no hospital de Morada de Laranjeiras. No Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras, não há leitos de UTI e enfermaria disponíveis para o coronavírus.

Sobre os dados de outras doenças, há 207 leitos no Dório Silva, sendo que 183 estão ocupados. Uma média de 88,41%. Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a última atualização de ocupação de leitos foi divulgada pela Secretaria de Saúde às 11 horas da última quinta-feira (5) e é válida durante esta sexta-feira.

Em 24 horas, Serra registra 137 novos casos e duas mortes por Covid-19

registrou, em apenas 24 horas, 137 novos casos confirmados e mais duas mortes causadas por complicações da Covid-19. Agora, após a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o município mantém a terceira colocação no ranking das cidades que mais registraram casos e óbitos no Espírito Santo.

Segundo os números da Sesa, no total, já são 20.371 moradores infectados, 543 mortos e 19.059 pacientes considerados curados do coronavírus. Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO na tarde desta quinta-feira (5), entre as vítimas fatais contabilizadas nas últimas 24 horas, está uma professora, que morava em Serra Sede, e morreu na última quarta-feira (4).

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também