Mutirão em Jacaraípe para tentar conter surto de dengue

Compartilhe:
O inseticida é utilizado nas bombas costais para matar o Aedes, que é transmissor desta doença. Foto: Gabriel Almeida
Bloqueio de transmissão com bombas costais será uma das ações realizadas pela prefeitura no mutirão. Foto: Gabriel Almeida

Com mais de 7.330 casos de dengue, a Serra já registrou três mortes pela doença este ano. Enquanto isso, o município segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado (11) será realizado um mutirão de combate e conscientização na região de Jacaraípe.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento de casos de dengue este ano é de 1.815%, já que em 2018 eram apenas 383. Em 2019, já são 7.335. Segundo a Prefeitura, a ação, batizada de “super mutirão”, irá acontecer no Bairro das Laranjeiras, das 8h às 16h, para conscientização da população e combate ao Aedes aegypti. A ação contará com a participação de diversas secretarias do município.

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou a lista das cidades que estão em alerta ou risco para surto das doenças transmitidas pelo Aedes. A Serra é uma das cidades que está em alerta. A classificação é dividida em três cores: verde (índice satisfatório), amarelo (em alerta) e vermelho (em risco). A cidade está com a bandeira amarela, o que significa que o município deve ficar em alerta para um possível risco de surto das doenças. 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também