Museu da Serra de portas abertas com agendamento digital

museu
Crédito: Edson Reis/ Secom PMS
Compartilhe:
museu
Crédito: Edson Reis/ Secom PMS

O Museu Histórico da Serra, localizado em Serra Sede, está de portas abertas para visitação. O local recentemente recebeu melhorias e está pronto para receber estudantes e pesquisadores, que queiram saber mais sobre a história e cultura da Serra. A entrada é gratuita.

O espaço também conhecido como Casarão da família Castelo é um dos poucos remanescentes da arquitetura do século XIX. Ele foi construído em 1862, e abriga, desde 2007, conjunto de móveis e obras de arte pertencentes à família de Judith Leão Castello Ribeiro, primeira deputada mulher eleita no Espírito Santo e de documentos originais e acervo arqueológico do município. 

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Anderson Madeira reforça a importância do equipamento cultural para a cidade. “O nosso museu como um verdadeiro equipamento de preservação da nossa cultura e história local. É um espaço precioso que nos conecta às nossas raízes, promove o conhecimento e valoriza a nossa identidade”, destaca.

Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, o espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. A visita é acompanhada por um monitor cultural. O local é mantido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Agendamento facilitado 

Para grupos acima de 10 pessoas é necessário fazer agendamento de ao menos um dia com antecedência pelo site do Colab: https://serra.colab.re/ ou ainda pelo aplicativo da plataforma, disponível em qualquer loja de aplicativos gratuitamente. 

Pela ferramenta, o cidadão ainda pode fazer outras solicitações como agendamento do uso dos espaços do Parque da Cidade. Na plataforma ainda é possível fazer denúncias sobre irregularidades e pedir serviços municipais. 

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade destaca a relevância do uso da tecnologia como aliada na valorização da cultura e na promoção do acesso ao conhecimento. “A plataforma Colab tem se mostrado uma ferramenta importante para aproximar o cidadão da gestão pública e para facilitar o agendamento de visitas a espaços como o Museu Histórico da Serra.  Por meio do Colab, qualquer pessoa pode agendar com facilidade uma visita ao museu, garantindo uma experiência organizada e acessível, especialmente para grupos escolares e pesquisadores. Essa integração entre tecnologia e cultura é fundamental para ampliar o alcance das nossas ações e estimular o interesse pela história local, sobretudo entre os jovens”, destaca Pedro.

Picture of Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também