Município pode ganhar guardas ambientais

Compartilhe:
Fiscais em Ação na lagoa Jacuném: criação da guarda pode reforçar o trabalho de proteção ambiental na Serra. Foto: Divulgação/ PMS
Fiscais em Ação na lagoa Jacuném: criação da guarda pode reforçar o trabalho de proteção ambiental na Serra. Foto: Divulgação/ PMS

Por Bruno Lyra

A Serra poderá ter Guardas Ambientais Municipais. É que o projeto que cria a Guarda Municipal armada pode contemplar também uma divisão especializada em proteger o patrimônio ambiental da cidade.

O Projeto de Lei que cria a Guarda é de autoria do Executivo e está em tramitação na Câmara de Vereadores, mas deve voltar ainda ao gabinete do prefeito Audifax Barcelos (PSB) para ajustes propostos pelos parlamentares.

Uma dessas proposições foi discutida entre o executivo e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Auredir Pimentel (PDT). “Dos 170 agentes previstos, a Prefeitura chegou a defender que pelo menos seis deles sejam de uma divisão ambiental. Com minha experiência, creio que o ideal seria 12, para que houvesse quatro turmas, sendo três agentes disponíveis por turno”, detalha.

Auredir acrescenta que em algumas cidades que adotaram a guarda ambiental a experiência foi positiva, pois os agentes dão suporte às operações dos fiscais do meio ambiente. A assessoria de imprensa de Audifax Barcelos confirmou que o prefeito está avaliando a proposta da inclusão da divisão ambiental no projeto de lei da Guarda Municipal.

Disse que o prefeito está estudando a legalidade e a viabilidade da inclusão da divisão ambiental.

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também