
Nas últimas semanas, moradores da Serra têm reclamado da demora na entrega dos óculos de grau prometidos pela Prefeitura por meio do sistema público de saúde. Apesar da gestão municipal divulgar que o prazo médio para retirada é de até 20 dias após a consulta oftalmológica, pacientes relatam estar esperando há meses, em alguns casos, há mais de um ano.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura da Serra chegou a afirmar que regularizaria a entrega dos óculos ainda naquele mês, o que, segundo os relatos da população, não se concretizou.
Um desses casos é de Antonio Almeida, que ainda aguarda pelo equipamento, mesmo já tendo recorrido inclusive à Ouvidoria da Serra. “Fiz a consulta, passei pelo processo necessário e, desde então, aguardo a entrega dos óculos. Já procurei a unidade de saúde, fui ao centro de especialidades e até recorri à ouvidoria da Secretaria de Saúde, mas até agora não tive retorno”, afirma ele.
Leia mais:
Morador da Serra pode receber óculos de grau de forma gratuita; veja como conseguir
Leia também
Cristiano Segatto é outro morador do município que também relata frustração. Ele diz que já espera há quase oito meses por um novo par de óculos. “Meu óculos atual está todo arranhado, a medida já não serve mais. Fiz tudo certo, fui chamado pelo posto de saúde de [Chácara] Parreiral, mas até hoje nada. Já estou até precisando fazer outras medidas”, conta ao Jornal Tempo Novo.
Cristiano lembra ainda das dificuldades enfrentadas durante os mutirões promovidos pela prefeitura. “Fui a dois mutirões, um em Novo Horizonte e outro em Continental, e os dois foram cancelados sem aviso. Acordei de madrugada, recusei trabalho extra no fim de semana para conseguir participar e, quando chegava lá, estava cancelado. Isso é muito frustrante. Agora é só esperar, e o óculos nunca chega”, lamenta.
Jan Carlos Fontainha também está entre os moradores afetados pela demora. Ele fez o exame oftalmológico no dia 18 de setembro de 2024 e até hoje aguarda o par de óculos prometido. “A promessa era de entrega em até 90 dias, mas até agora não houve nem previsão, nem nota de explicação por parte da prefeitura”, relata.
Para ele, a sensação é de desrespeito. “Fazem a promessa, a gente sai de casa de madrugada para garantir um lugar na fila, e depois vem esse sentimento de decepção. É frustrante”, desabafa.
O que diz a Prefeitura?
Em nota, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), informou que os casos relatados são pontuais e que a atual gestão mantém o compromisso com a continuidade do serviço. Segundo a Sesa, de janeiro a junho deste ano, quase três mil óculos foram entregues a moradores do município.
A secretaria orienta os cidadãos que ainda aguardam pelo equipamento a procurarem a Unidade de Saúde de referência, levando os documentos relacionados ao atendimento oftalmológico. “O serviço segue sendo monitorado e as medidas necessárias estão sendo adotadas para garantir que os pacientes tenham acesso aos equipamentos prescritos”, informou a nota.