Morador põe fim a lixão fazendo jardim no lugar

Compartilhe:
Os moradores plantaram girassóis e árvores, inclusive frutíferas. Foto: Fábio Barcelos
Os moradores plantaram girassóis e árvores, inclusive frutíferas. Foto: Fábio Barcelos
Os moradores plantaram girassóis e árvores, inclusive frutíferas. Foto: Fábio Barcelos

Gabriel Almeida

Moradores do bairro Feu Rosa se uniram e estão transformando um ponto viciado de lixo no bairro em um jardim. O antigo lixão que fica atrás de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e em frente ao campo de futebol da comunidade, servia de descarte irregular de lixo doméstico, restos de móveis, entulho e até animais mortos.

No local os moradores fizeram uma plantação de girassóis, além de plantarem mudas de árvores, algumas frutíferas. O grupo também será planeja fazer uma horta comunitária no local, onde os vizinhos poderão plantar e colher alimentos.

Uma das moradoras que participaram da ação é a Denizete Luci. Segundo ela, a ideia de transformar o lixão em um lindo jardim veio dos moradores que já estavam cansados de ver toda aquela sujeira atrás de um Cmei. “Estamos desde o mês de março realizando esta ação. Falta pouco para que tudo fique pronto”, afirma.

Denizete pede doação de material aos que quiseram colaborar com a ação. “O que mais precisamos no momento é de terra e pneus”, revela.

E a onda de transformar lixões em áreas verdes está se espalhando na cidade. Na semana passada, moradores de Hélio Ferraz também se uniram e transformaram um ponto viciado de lixo em jardim. O terreno fica na rua Rio Doce, numa praça que também é vizinha a outra creche municipal da comunidade, e era usado constantemente para descarte irregular de lixo.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também