Ministro da Saúde diz que vacinação contra Covid-19 começa na próxima semana no Brasil

Compartilhe:
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no Palácio do Planalto. Foto: Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no Palácio do Planalto. Foto: Agência Brasil

A tão esperada vacinação contra o coronavírus pode começar na próxima quarta-feira (20), em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a mais de 140 prefeitos durante reunião nesta quinta-feira (14). No entanto, há um detalhe: o prazo somente se tornará realidade caso os imunizantes forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os gestores da cidade, que participaram do encontro, estão divulgando a informação através das redes sociais.

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, publicou o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), em uma rede social.

O TEMPO NOVO apurou que cerca de 140 prefeitos se reuniram virtualmente nesta quinta-feira, com o ministro da Saúde. A reunião foi convocada pelo Ministério da Saúde para tratar sobre estratégias de vacinação no Brasil.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Pouco antes do encontro virtual, o Governo Federal já havia anunciado que previa o início simultâneo da aplicação das doses em todas as capitais brasileiras de três a cinco dias, após a aprovação do uso emergencial das vacinas pela Anvisa.

A pasta classifica esse tempo como necessário, pois as doses precisam ser dividas em lotes e enviadas para as maiores cidades de cada estado. A expectativa é que a Anvisa autorize o uso emergencial das vacinas produzidas pelo Butantan e Fiocruz no próximo domingo (17).

No Espírito Santo, a última previsão repassada pelo Governo do Estado é que a vacinação deve começar até o final de janeiro. Na Serra, a Prefeitura deve seguir o cronograma repassado pelos governos Estadual e Federal. A reportagem entrou em contato com o Município para saber se já existe previsão para a vacinação, mas ainda não obteve retorno.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também