Matança recua 20% no 1º quadrimestre de 2016

Compartilhe:
Assassinato em bairro da Serra no início de abril: violência caiu um pouco. Foto: Divulgação
Assassinato em bairro da Serra no início de abril: violência caiu um pouco. Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

Nos quatro primeiros meses deste ano foram assassinadas 102 pessoas na Serra. Apesar de impressionante, o número representa uma redução de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 128 pessoas foram vítimas de homicídios no município.

Segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues, em abril, a cidade contabilizou 19 assassinatos. O número ainda não foi confirmado pela Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), que tradicionalmente passa os dados na virada da 1ª quinzena do mês subsequente a contagem.

Mas, se não houver alteração, representa um recuo expressivo nesta contabilidade mórbida, já que em março a cidade registrou 31 assassinatos; contra 25 em fevereiro e 27 em janeiro. Na avaliação de Nylton, que também é Coronel da PM, a integração entre os Poderes Público Municipal e Estadual, Polícia Militar, Civil, Poder Judiciário e Ministério Público vem ajudando para combater e reduzir o estratosférico número de assassinatos na Serra.

Vale lembrar que a cidade é líder da violência no ES há quase duas décadas e é considerada pelos organismos internacionais como uma das cidades onde mais se mata no mundo em números proporcionais. “Nos últimos 45 anos, a população da Serra saltou de 18 mil para 500 mil habitantes. Esse é um dos motivos para os altos índices de assassinatos. Começamos agora a alcançar uma tendência de queda nos homicídios. Destaco ações como a Lei de Bares, as de operações integradas de fiscalização de eventos clandestinos e de combate à ocupações irregulares”, pontua.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também