Manifestantes fazem ato contra fechamento da UTI neonatal no Dório Silva

Compartilhe:
O grupo caminhou pela avenida Civit até o hospital. Foto: Gabriel Almeida
O grupo caminhou pela avenida Civit até o hospital. Foto: Gabriel Almeida

Por Gabriel Almeida

Uma manifestação realizada por funcionários do hospital estadual Dório Silva, sindicalistas e moradores do município deixou parte da Avenida Civit I interditada na manhã desta sexta (27). O grupo se reuniu na BR 101, na entrada de Laranjeiras, e caminhou até o hospital, que também fica no bairro.

Segundo o presidente do Sindipúblicos, Gerson Correias a principal reivindicação dos manifestantes é a manutenção da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do hospital Dório Silva e a reabertura dos leitos desativados do hospital. O Governo do Estado anunciou a transferência dos leitos da Utin para o Hospital Infantil de Vila Velha.

“Queremos saber do governador onde está o dinheiro para investir na saúde do nosso estado” relatou Gerson.

Outra reivindicação dos manifestantes é a reforma dos setores que estão fechados com mais de quarenta leitos, “Enquanto a população está precisando de atendimento o governo nega serviço” disse a manifestante Helpia Alves indignada com a transferência de leitos para o hospital infantil de Vila Velha.

“O Dório Silva precisa de reforma, não de fechamento de serviços”, completa o Coordenador da Assembleia Municipal do Orçamento, Jean Carlos Cassiano, que também esteve no ato.

O protesto foi pacifico e não  chegou a interromper o trânsito por alguns minutos.  Outra manifestação já está marcada para dia 07/04 as 07h da manhã em frente a entrada de Laranjeiras.

Confirmação

A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde disse que a transferência dos 26 leitos de Utin, sendo 16 para alto risco e 10 para médio risco, para o Hospital Infantil de Vila Velha é para qualificar o atendimento. Mas ainda não há data prevista para isto acontecer. Já os 21 leitos de pediatria serão mantidos, acrescenta a assessoria.

Para entender mais sobre o caso (clique aqui)

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também