Mais de 5,2 milhões de eleitores têm até 19 de maio para regularizar o título

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia 19 de maio. Foto: Divulgação
Compartilhe:
Veja como regularizar o Título de Eleitor. Foto: Divulgação

Mais de 5,2 milhões de eleitores faltosos devem ficar em dia com a Justiça Eleitoral até 19 de maio. Eleitor faltoso é aquele que não votou, não justificou e não pagou a multa referente à ausência nas três últimas eleições consecutivas, sendo cada turno contado como um pleito, incluindo os suplementares. Caso não regularize a situação, pode ter o título cancelado. 

De acordo com as estatísticas disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria de eleitores faltosos é homem (58%). Quanto ao grau de instrução, o maior número de pessoas com o título irregular corresponde a quem não completou o ensino fundamental (30,33%).     

Já por faixa etária, os jovens de 25 a 29 anos lideram a lista de faltosos. No caso das pessoas que usam o nome social no título, mais de 3 mil estão em situação irregular, e, entre os eleitores com deficiência, mais de 39 mil não estão quites com a Justiça Eleitoral (JE).  A situação do título eleitoral deve ser verificada somente nos canais oficiais da JE:  

  • Autoatendimento Eleitoral (nos portais do TSE ou dos TREs); 
  • aplicativo e-Título; ou 
  • pessoalmente, em um cartório eleitoral.   

No Autoatendimento Eleitoral, basta clicar em “Título Eleitoral” – opção “Consultar situação eleitoral”. Marque a opção 7 para consultar a situação do cadastro eleitoral ou a opção 6 para regularizá-la.  Para consultar a situação cadastral, o eleitor deverá informar dados como o número do título, o CPF ou o nome completo. Já para regularizar, o eleitor também precisa informar a data de nascimento e o nome da mãe. 

Para consultar a situação eleitoral por meio do e-Título, basta abrir o aplicativo da Justiça Eleitoral e, em “Mais opções”, localizada no canto inferior direito, selecionar “Consultar situação eleitoral”. Se tiver algum débito com a JE, basta clicar na opção “Pagar multa eleitoral”.

Quem faltou às eleições pode também comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente, portando os seguintes documentos.    

  • documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório);   
  • título eleitoral ou e-Título;     
  • comprovantes de votação;     
  • comprovantes de justificativas eleitorais; e     
  • comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas.    

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também