Mais de 200 pessoas já foram assassinadas na Serra este ano

Compartilhe:
Vítima da carnificina que insiste em não dar trégua no município. Foto: Divulgação
Vítima da carnificina que insiste em não dar trégua no município. Foto: Divulgação
Vítima da carnificina que insiste em não dar trégua no município. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

Depois de um começo de semestre “quente”, onde foram 32 assassinatos na Serra em julho – média de mais de um por dia – agosto chegou esfriando um pouco: foram 24 mortes, contra 27 no mesmo mês em 2014.

Já no acumulado no ano, entre janeiro e o final de agosto, a contabilidade é de 228 homicídios. O número é 2% menor do que o verificado no mesmo período do ano passado, onde 233 pessoas tiveram a vida tirada por alguém.

Mas se for levado em consideração apenas os dois primeiros meses do 2º semestre, julho e agosto, o aumento da matança foi expressivo: 24%. Nestes dois meses foram 56 assassinatos contra 45 em 2014.

Os dados são do balanço mensal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) e também confirmam outra tendência, além da já conhecida liderança da Serra neste triste estatística: o município tem participação cada vez maior na soma dos assassinatos na Grande Vitória, considerando as cidades vizinhas Cariacica, Vila Velha e Vitória.

Tanto que as três juntas registraram 30 homicídios em agosto (foram exatamente dez em cada uma).  Só na Serra foram 24, o que dá 44% dos assassinatos entre as quatro maiores cidades capixabas.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também