Lutas e conquistas da OAB/Serra que atendem aos advogados, mas sobretudo à sociedade

O presidente da OAB-Serra, Ítalo Scaramussa, destacou projetos como a Jovem Advocacia, que ampliou o direito de advogados com menos tempo de registro na OAB de ingressarem na composição do órgão. Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
O presidente da OAB-Serra, Ítalo Scaramussa, destacou projetos como a Jovem Advocacia, que ampliou o direito de advogados com menos tempo de registro na OAB de ingressarem na composição do órgão. Crédito: Divulgação.

O advogado Ítalo Scaramussa, um dos fundadores da 17ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Serra), que ocupa a presidência do órgão, defende a construção de um novo fórum no município. O terreno onde ficava o antigo Shopping do Povo, em Laranjeiras, já foi doado pela Prefeitura ao Tribunal de Justiça, em uma articulação que envolveu a participação direta da OAB. A luta agora é para dar continuidade ao projeto, que prevê espaços destinados aos advogados no exercício da profissão.

A OAB-Serra tem cerca de 2.500 advogados registrados, o que representa a força da categoria na cidade. Ítalo defendeu pautas ligadas à participação dos advogados nos Conselhos Municipais da Serra, por onde as políticas públicas são encaminhadas. Ele também afirmou que o crescimento da Ordem na Serra refletiu diretamente na oferta e qualidade dos profissionais que atuam na cidade, já que no passado, os moradores precisavam procurar escritórios de advocacia fora do município para conseguir ter acesso a bons serviços.

Ítalo também destacou que a OAB é uma instituição que serve não somente os advogados, mas também a sociedade, atuando em assuntos ligados à oferta do serviço público e direitos humanos. Veja mais no podcast abaixo:

Picture of Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também