
A Serra é a cidade que mais gerou empregos durante o ano de 2023 no Espírito Santo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em julho, o saldo resultante da diferença entre admissões e demissões da Serra foi de 1.158 vagas, número 66% superior ao do município situado na segunda colocação, que é Vila Velha (696).
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, Cariacica está em terceiro lugar, com 644 vagas. Já Vitória está em quarto lugar, com 513 vagas.
Neste período, foram realizadas 8.065 admissões, com a Serra na frente inclusive neste quesito. A liderança na geração de empregos aparece também quando se considera o período acumulado entre janeiro e julho de 2023, com saldo de 5.975 vagas e total de 55.939 admissões.
A liderança se verifica também no período acumulado dos 12 meses. Neste intervalo de tempo, a Serra tem saldo de 8.452 vagas, registrando o total de 92.375 admissões.
Leia também
Do saldo total de julho, a maioria das vagas foi criada pelo setor de serviços, responsável por 43% delas. Em seguida vêm comércio, com 24,61%, indústria, com 20,55% e construção, com 11,49%.
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Ricardo Pandolfi, explicou algumas das ações que são feitas para que a Serra siga como a locomotiva econômica do Espírito Santo.
“A administração municipal tem promovido diversas ações que impactam na geração de emprego. São desde medidas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios a investimentos em obras estruturantes, com reflexos diretos e indiretos na geração de empregos”, explica o secretário.
Os dados do Caged são divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Previdência, sendo a principal fonte para análise da geração de empregos no país. As informações disponíveis são sempre referentes ao mês anterior ao da divulgação.