Lixo vira enfeites de Natal no Parque da Cidade

Compartilhe:
Denise (de preto) com suas alunas durante uma das aulas de oficina de artes. Foto: Edson Reis

Por Jana Tork

Já pensou em criar seus enfeites natalinos, brinquedos, artigos de decoração, utilitários e ajudar o planeta? A oficina de artes e reutilização de materiais que está rolando no Parque da Cidade te dá uma força.

Trata-se da iniciativa da artesã serrana Denyse Vianna, que tem apoio do município, oferecendo aulas gratuitas para os frequentadores do parque e aulas pré- agendadas para grupos e instituições.

Segundo Denyse, reduzir, reutilizar, reciclar e reeducar são as palavras-chave do projeto, uma vez que a matéria-prima base para os trabalhos desenvolvidos num dos quiosques do parque são as garrafas pet.

Segundo a artesã, a escolha por esse material veio pela necessidade de reduzir o lixo no ambiente e por ser barato.

As possibilidades são muitas: brinquedos, utilitários, artigos para decoração e, atualmente, enfeites natalinos. “A gente ensina a fazer desde árvores de natal, guirlandas até bonecos de neve e anjos. “Não existe limite para a criatividade”, observa.

Denyse diz que usa, em média, mil garrafas por mês em suas oficinas no local.  Além dos frequentadores do parque, a artesã atende escolas, creches, empresas, instituições públicas e privadas e nos projetos do Serra Cidadã, programa do município voltado para comunidades carentes.

Uma das alunas, a funcionária pública, Patrícia Aprígio, diz que aplica o aprendizado no trabalho. “Trabalho na Zoonoses com educação em saúde, onde dou oficinas sobre reutilização das garrafas pet”, assinala.

Para a aluna Irone dos Reis, de Jacaraípe, as aulas contribuem para a melhoria de sua aprendizagem, “além de ser terapêutico”, frisa.

Já a aluna Mafalda dos Reis, diz que irá decorar a festa de aniversário da neta com as técnicas que aprende nas oficinas. “O tema será a natureza e irei decorar com flores e borboletas”, revela.

O Parque da Cidade fica em Laranjeiras e funciona de segunda a domingo, das 6h às 21 h. Por sua vez, as oficinas são oferecidas de graça às terças, quartas e quintas de 9h às 16h. O quiosque funciona de 9h às 18h de segunda a sexta. Mais informações no 3338 – 7302.

 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também