
Um ponto de descarte irregular de lixo que há anos incomoda os moradores de Jardim Limoeiro, na Serra, se agravou ainda mais nas últimas semanas. Localizado na Rua Bahia, o conhecido lixão do bairro agora abriga um barraco improvisado que tem servido como moradia para usuários de drogas, segundo relatos da própria comunidade.
Um morador, que preferiu não se identificar, descreve a situação como crítica. “Está faltando fiscalização dos órgãos competentes. Infelizmente, é lamentável. Já passou da hora de multar quem descarta lixo de forma irregular. O local está tomado, é difícil até passar com carro pequeno. E além do lixo, agora temos o problema da presença constante de usuários de drogas, que se concentram ali”, disse o morador ao TN.
+ E-sports | Serra terá campeonato de Gran Turismo com prêmio de até R$ 1 mil
Além dos impactos na mobilidade e no meio ambiente, moradores relatam medo e insegurança, principalmente durante a noite. Uma leitora que trabalha em uma empresa nas proximidades denuncia. “Tem muito mato e eles ficam ali no meio, usando droga. Na Rua Coelho Neto, que cruza com a Bahia, as árvores viraram esconderijo Eu que pego ônibus na rodovia ES 010 que é logo ali na frente, passar por ali à noite sozinha é desesperador.”
“Bota-fora”
A principal reivindicação da comunidade é pela instalação de um local adequado para descarte de entulho e objetos volumosos em algum local do bairro.
Leia também
“A ausência de um “bota-fora” regular incentiva o descarte clandestino. Precisamos de um ponto de coleta apropriado no bairro. Nem que seja com algumas caçambas estacionadas em locais estratégicos. Isso pode ajudar a amenizar o problema, porque esperar consciência de quem despeja caminhonetes inteiras de entulho aqui é quase impossível”, afirmou um morador.
A reportagem procurou a Prefeitura da Serra que informou que já tomou conhecimento da situação no local e que tem organizada, para os próximos dias, uma ação conjunta de limpeza envolvendo as secretarias de Serviços, Desenvolvimento Urbano e de Segurança.
A Serra informa ainda que a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas constantes na região, com o objetivo de garantir a segurança da comunidade e, em parceria com as secretarias de Assistência Social (Semas), de Saúde (Sesa) e de outros órgãos municipais, atua para garantir atendimento às populações vulneráveis, incluindo acompanhamento clínico, apoio à reintegração social e estratégias para garantir o acesso ao trabalho, lazer, direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.