Lixão é tratado e vira horta comunitária

Compartilhe:
Todos os alimentos cultivados serão doados. Foto: Divulgação
Todos os alimentos cultivados serão doados. Foto: Divulgação
Todos os alimentos cultivados serão doados. Foto: Divulgação

Com o apoio da Associação de Moradores de Barcelona, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está preparando o bairro para receber uma horta comunitária.

A horta será implantada em uma área pública, que antes era um ponto de descarte irregular de lixo, entre a Avenida Região Sul e a Rua Laguna. Foram retiradas 30 caçambas de lixo do local.

A próxima etapa é a preparação de uma cerca viva e o plantio de alface, almeirão, rúcula, couve, espinafre e hortelã.

Segundo Andreia Carvalho, secretária de Meio Ambiente, as técnicas de plantio estão sendo repassadas pela Secretaria de Agricultura da Serra e a gestão da horta será responsabilidade da Associação de Moradores de Barcelona e é bem-vinda a participação da comunidade local.

O projeto irá abranger outros bairros da cidade com objetivo de transformar locais de descarte irregular de lixo em ambientes saudáveis. A produção deve ser doada para instituições sociais sem fins lucrativos, escolas públicas e para os próprios moradores do bairro.

A previsão é de que a próxima horta comunitária seja feita no bairro Vila Nova de Colares.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também