Lei antifumo entra em vigor nesta quarta-feira (03)

Compartilhe:
A lei que proíbe o uso de cigarros em locais públicos entra em vigor nesta quarta-feira (03).Foto: Divulgação
A lei que proíbe o uso de cigarros em locais públicos entra em vigor nesta quarta-feira (03).Foto: Divulgação


Por Conceição Nascimento

A lei que proíbe o uso de cigarros em locais públicos entra em vigor nesta quarta-feira (03).Foto: Arquivo Pessoal
O cardiologista Jorge Wiliam Gardioli aponta os malefícios do fumo. Foto: Arquivo Pessoal

Entrou em vigor nesta quarta-feira (03) a nova lei antifumo (12.546), que restringe ainda mais os espaços para fumantes em todo o país. Com a nova lei, os fumódromos internos serão eliminados definitivamente e o uso do cigarro está proibido até sobre calçadas que estejam coberta por um toldo ou similar.

Para garantir a eficácia da nova lei, restaurantes e bares serão fiscalizados e aqueles que permitirem o uso de cigarros nas suas dependências serão punidos com multas, cujos valores variam entre R$ 2 mil a 1,5 milhão. Em bares e restaurantes com mesas sobre a calçada o uso do cigarro é permitido neste espaço.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. Mas este não é o único mal provocado pelo fumo, como aponta o cardiologista Jorge Wiliam Gardioli. “O fumo traz muitos malefícios para a saúde, com complicações cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, derrame, obstrução de artérias, doenças pulmonares, como enfisema e outras”, alertou o médico.

Ele destacou ainda que existem no mercado medicamentos para o tratamento do vício do tabagismo, que ajudam a controlar a ansiedade. “Mas é importante que a pessoa queira parar de fumar”, opinou.

Proprietário do Bar do Nico, Antônio Morati explica que seus clientes utilizam a calçada para fumar, mas discorda sobre a proibição de uso do cigarro nestes locais. “Em ambiente fechado concordo com a proibição”, disse.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também