Justiça manda Samarco impedir lama de cair no mar

Compartilhe:
Aspecto do rio Doce na tarde de ontem (18) em Baixo Guandu. Foto: Divulgação/Prefeitura de Baixo Guandu

 

RIO DOCE DENTRO
A assessoria da Samarco explicou que além das barreiras, a empresa está resgatando peixes do rio, principalmente as espécies mais raras e típicas da bacia, para depois repovoar o Doce. Foto: Divulgação

O prazo dado pelo Juiz Federal RODRIGO REIFF BOTELHO para que a Samarco (Vale + BHP Billiton) montasse um plano emergencial e o implementasse imediatamente para impedir que a lama dos rejeitos da extração de minério derramados no rio Doce chegassem ao mar terminou ontem (19) às 19h e 55, logo após o fechamento desta edição.

A medida foi pedida pelo Ministério Público Federal que atendeu uma solicitação da Procuradoria do Estado, informou a assessoria de comunicação do Governo do ES. A decisão do Juiz também intima o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Ibama e os municípios da Serra, Vitória, Fundão, Aracruz, Linhares, São Mateus, Fundão e Anchieta a fiscalizar o plano e as ações.

Em nota a Samarco disse que recebeu a notificação judicial e iria analisar o caso.  Mas ontem (19) já colocava barreiras na foz do rio em Regência, Linhares, litoral norte do ES. Mas a ação não era para impedir a lama de cair no mar e sim evitar que atingisse de maneira direta as margens e áreas de reprodução das tartarugas, conforme informou a presidente da Associação de Moradores de Regência, Helenita de Souza.

A assessoria da Samarco explicou que além das barreiras, a empresa está resgatando peixes do rio, principalmente as espécies mais raras e típicas da bacia, para depois repovoar o Doce.

E ainda ontem (19) foi tornada pública a informação de que o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, conseguiu um habeas corpus preventivo no último sábado (14) que teria sido dada pela Justiça do ES, segundo informação divulgada pela revista Época.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também