Justiça condena Wanildo a 6 anos de prisão por nomeação de funcionários fantasmas

Compartilhe:
Wanildo é o suplente de Nacib Haddad. Foto: Divulgação
Wanildo Sarnaglia. Foto: Divulgação

O ex-deputado estadual e atual vereador da Serra, Wanildo Sarnáglia (Avante) foi condenado pela Justiça por desvio de dinheiro público por nomear funcionários fantasmas entre os anos de 2007 e 2012.  Os pagamentos, realizados mensalmente, representaram um rombo de R$ 337.587,90 para a Assembleia Legislativa.

Quem moveu a ação contra o atual vereador foi o Ministério Público (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O ex-deputado foi condenado pela nomeação dos cinco servidores que, por sua vez, também foram condenados, por receber remuneração de forma continuada (mês a mês), sem o efetivo exercício da função.

Além de Wanildo, o ex-vereador da Serra, Marcos Tongo (PSB) também foi condenado por indicar o sogro e a ex-cunhada dele para serem contratados pelo então deputado Wanildo Sarnaglia.

Marcos Tongo atualmente reside em Brasília e foi denunciado pois, de acordo com o MP, mesmo tendo ciência de que os familiares não exerceriam efetivamente a função, fez as indicações com intuito de garantir vantagem ilícita.

Wanildo foi condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto. A reportagem entrou em contato com o vereador em seu telefone pessoal que disse não tem nada certo ainda, que foi uma decisão monocrática e que irá recorrer. “Nunca tive funcionários fantasmas. Sempre tive funcionários que trabalhavam externamente, como todo deputado tem o direito de ter. Eu, na época, tinha direito de nomear oito cargos, nomeiei apenas quatro, que me representavam em diversas bases no município da Serra e em outros locais”, afirma o vereador.

O vereador disse ainda que a denúncia foi feita por uma filha de um funcionário de gabinete dele. “Que inclusive foi presa por tráfico de drogas”.

Assim que houver resposta, será atualizado aqui. Outro citado na matéria é o ex-vereador Marcos Tongo. A reportagem não conseguiu encontra-lo.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também