
O mercado de carros elétricos no Brasil ainda engatinha, principalmente por causa dos altos preços. Nesse cenário, o JAC E-JS1 surge como uma alternativa acessível para quem deseja ingressar no mundo da mobilidade elétrica sem comprometer demais o orçamento. Com preço na faixa de R$ 126 mil, ele é atualmente um dos veículos elétricos mais baratos disponíveis no país — e isso, por si só, já atrai olhares curiosos.
Custo-benefício que chama atenção
Produzido na China em parceria com a Volkswagen, o JAC E-JS1 oferece uma proposta urbana, compacta e funcional. Seu grande atrativo é o custo-benefício: mesmo com um preço inferior ao da maioria dos concorrentes, o modelo entrega o essencial para o uso diário nas cidades.
Equipado com um motor elétrico de 62 cv e torque instantâneo de 15,3 kgfm, o E-JS1 oferece acelerações ágeis em baixa velocidade, ideal para o trânsito urbano. A autonomia anunciada é de até 300 km (ciclo NEDC), mas na prática, esse número gira em torno de 180 a 200 km em condições reais — o que ainda é suficiente para a rotina diária da maioria dos motoristas.
Outro ponto positivo está nos custos de manutenção, tradicionalmente mais baixos em veículos elétricos, e na economia com combustível, já que a recarga completa custa uma fração do valor de um tanque cheio de gasolina.
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O que pesa contra o E-JS1?
Apesar do bom custo-benefício, o JAC E-JS1 tem limitações que precisam ser consideradas. O acabamento interno é simples, com plásticos duros e uma sensação geral de economia extrema de materiais. Isso não surpreende em um carro dessa faixa de preço, mas ainda assim pode decepcionar quem espera algo parecido com o Dolphin por exemplo. Mas ainda sim, vale a pena.
O espaço interno também é restrito: o modelo acomoda quatro ocupantes confortavelmente, e o porta-malas de 121 litros é bastante limitado, sendo insuficiente para viagens mais longas ou transporte de cargas maiores.
Outro ponto que merece atenção é a infraestrutura de recarga no Brasil, que ainda é precária em muitas regiões. Embora o E-JS1 possa ser carregado em tomadas convencionais, o tempo para uma recarga completa pode ultrapassar 8 horas, o que exige planejamento.
Por fim, a desvalorização e a imagem da marca JAC no Brasil ainda são uma preocupação para muitos consumidores, já que a marca não tem grande presença no mercado e apresenta baixa liquidez no mercado de usados. Mas a marca vem atuando forte para mudar essa imagem, a SHC agora atua forte com suas oficinas credenciadas, assim fortificando sua estrutura, já que não conta com tantas rede de concessionárias.

Vale a pena?
O JAC E-JS1 não é um carro para todos. Mas, se você busca um veículo elétrico exclusivamente para uso urbano, com baixo custo de operação e um investimento inicial mais acessível, ele pode sim ser uma escolha interessante. Ainda que tenha suas limitações, entrega uma proposta honesta — e, dentro de suas possibilidades, cumpre bem o papel de porta de entrada ao mundo elétrico. Então vale sim, principalmente se conseguir uma boa condição no modelo.
No Espírito Santo não tem concessionária Jac, mas conta com as oficinas autorizadas que fazem essa comercialização e que faz muita diferença. Nos últimos anos é notável ver nas ruas da Grande Vitória os veículos mais novos da marca. É bem comum ver o compacto da Jac rodando nas ruas, principalmente com motoristas de APP.
Conversando com o pessoal da Fast Car Oficina, responsáveis pela marca no estado, modelo tem uma boa aceitação pelo seu custo-benefício. Inclusive quando fui buscar o veículo de teste, já tinham outros modelos sendo preparado para entrega. Isso mostra que o modelo vem caindo no gosto e no bolso dos consumidores.