Itaúnas vai sediar o Matrizes, um dos maiores festivais de forró do mundo

Matrizes
Compartilhe:
O Festival Matrizes terá oito dias de programação cultural intensa, com shows, oficinas, torneios de dança e público vindo de diversas partes do Brasil e do exterior. Crédito: Divulgação

A vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, conhecida como a capital do forró tradicional no Sudeste, vai ficar ainda mais animada em julho. Entre os dias 12 e 19, acontece a quarta edição do Festival Matrizes, um dos maiores eventos dedicados ao forró no mundo. Serão oito dias de programação cultural intensa, com shows, oficinas, torneios de dança e público vindo de diversas partes do Brasil e do exterior.

O festival nasceu para celebrar o registro do forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan em 2021 e, desde então, vem se consolidando como uma importante plataforma de preservação e valorização dessa tradição. O evento é realizado no icônico espaço Buraco do Tatu, endereço simbólico para a cultura popular brasileira.

Atrações confirmadas e programação

A programação mistura tradição e modernidade, reunindo nomes consagrados e novos talentos. Estão confirmados no palco artistas como Mestrinho, Forroçacana, Trio Xamego, Os 3 do Nordeste, Thaís Nogueira, Diego Oliveira e Diana do Sertão, entre outros.

Além disso, DJs e coletivos especializados garantem a discotecagem com muito vinil e clássicos do gênero, incluindo Forró Veneno, Forrozim BH, Coletivo Carcará e No Balanço do Vinil.

As oficinas e vivências serão ministradas por grupos e professores de referência, como Varanda Roots, Pé Descalço, Cia Lá na Dança, Ecoar e Chineleiros, oferecendo formação e troca de experiências para dançarinos iniciantes e avançados.

O diretor da Vacari Produções, Jefferson Vacari, reforça a relevância do evento para o município. “Mais do que um evento cultural, o Matrizes é um motor de desenvolvimento criativo para Itaúnas. Ele potencializa o turismo, fortalece a cadeia artística e projeta o forró como um patrimônio que conecta o Brasil ao mundo.”

Já a idealizadora do festival, Gabi Maurisso, destaca a essência do projeto. “O Matrizes é um espaço de reconexão entre cultura, território e pertencimento. A gente celebra nossas raízes com arte viva, diversidade e troca coletiva.”

Estrutura e expectativa de público

A expectativa é de um público diário entre 2.000 e 2.500 pessoas, sendo 20% composto por visitantes estrangeiros, totalizando cerca de 20 mil pessoas circulantes ao longo dos oito dias.

O evento contará com venda de alimentos e bebidas (inclusive alcoólicas durante a programação noturna) e terá classificação etária de 12 anos para oficinas e torneios, e 16 anos para os shows.

Leia também:

Gigantes da Era do Gelo invadem o shopping da Serra em julho

Festival Matrizes 2025

Local: Buraco do Tatu – Vila de Itaúnas, Conceição da Barra (ES)

Data: 12 a 19 de julho de 2025

Horários:

14h às 16h – Oficinas e vivências

20h às 22h – Torneio de dança

22h às 06h – Shows e festas

 Ingressos à venda na plataforma oficial: sympla.com.br/matrizes

 Classificação: 12 anos (oficinas e torneios) / 16 anos (shows)

Informações e contato: Instagram: @buracodotatuitaunas

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também