IPTU mais caro para terrenos vazios e com desconto de 68% em imóveis edificados

Compartilhe:
Laranjeiras - Serra, ES
Região atrás do hospital Metropolitano em Laranjeiras. Foto: Fabrício Ribeiro

Por Conceição Nascimento

Laranjeiras - Serra, ES
Região atrás do hospital Metropolitano em Laranjeiras. Foto: Fabrício Ribeiro

Moradores da Serra continuarão em 2015 o desconto de 68% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), benefício que prossegue nos próximos anos para imóveis construídos e devidamente averbados no Cadastro Imobiliário da Prefeitura. Mas os imóveis vazios terão redução gradativa do desconto (ver tabela abaixo). Na prática, quem não construir nos próximos anos pagará IPTU mais caro.

 

Segundo o secretário Municipal de Fazenda, Bruno Negris, o objetivo da medida é fazer com que proprietários de imóveis não edificados (não averbados) passem a utilizá-los ou regularizem o cadastro junto à Prefeitura da Serra, caso estejam utilizando o bem sem regularização”, disse Negris.

 

“Em 2014, aproximadamente 44% do IPTU lançado não foi recolhido. Como medida sobre a inadimplência, a prefeitura encaminha o nome do responsável para protesto, execução fiscal ou ao Ministério Público, em forma de notícia crime de sonegação fiscal. Medidas cabíveis são adotadas pelo Poder Judiciário,  como o caso de execução fiscal”, frisou Negris.

 

Negris disse também que os proprietários de terreno com o imposto em atraso devem ficar atentos porque a prefeitura não é obrigada a notificar quando o valor do IPTU for inferior a R$ 35,30.

 

Confira a redução gradual do desconto no IPTU para terrenos vazios

 

Ano       Desconto

2015      58%

2017      46,4%

2019      34,8%

2021      23,2%

2023      11,6%

2025      0%

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também