IPS é nota A em três quesitos do Índice de Situação Previdenciária

serra
Crédito: Divulgação
Compartilhe:
serra
Crédito: Divulgação

Mais uma prova de que a Serra está no caminho certo e cuidando do futuro de seus servidores. Conforme resultado do Índice de Situação Previdenciária (ISP-RPPS) 2023, o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) é nota A nos ‘Índices de Envio de Informações’, ‘Suficiência Financeira’ e ‘Classificação em Finanças e Liquidez’.

Ainda de acordo com o resultado divulgado pelo Ministério da Previdência Social, a autarquia é nota B nos ‘Índices de Regularidade’, ‘Gestão’, ‘Acumulação de Recursos’ e ‘Cobertura Previdenciária’ e nas ‘Classificações de Gestão e Transparência’ e ‘Atuária’. Desse modo, na média final de todos os quesitos analisados, o IPS alcançou a nota B no ISP-RPPS.

A diretora-presidente do IPS, Christiani Vieira, explicou sobre a importância do Índice. “Melhorar esse índice é de grande importância para os beneficiários da Serra, já que envolve mais do que transparência. A partir dos pontos considerados, conseguimos refletir sobre ações para buscar o equilíbrio financeiro e atuarial do IPS e realizar projeções visando ao pagamento futuro dos benefícios”, disse.

Destaque na Grande Vitória

Dentre os quesitos que compõem o ISP-RPPS, a Serra está entre os municípios da Grande Vitória a alcançarem nota A no ‘Índice de Suficiência Financeira’ e em ‘Classificação em Finanças e Liquidez’. Com exceção do município, somente Fundão obteve essa nota.

O que é o Índice de Situação Previdenciária?

O ISP-RPPS foi criado em 2017 pela Secretaria de Previdência (SPREV) e possui os seguintes objetivos: promover visibilidade da situação do sistema de previdência dos servidores públicos; fornecer critério objetivo de comparabilidade entre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs); possibilitar o controle social e incentivar a melhoria da gestão previdenciária.

O Índice é apurado anualmente, segundo conceitos, critérios de composição, metodologia de cálculo e periodicidade estabelecidos pela SPREV, e é divulgado pelo Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (DRPS), tendo como base as informações encaminhadas ao Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev) e ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), até 31 de julho subsequente ao ano sob análise.

  • O autor do texto é Daniel Nogueira Vargas, Analista de Comunicação do Instituto de Previdência dos Servidores do Município da Serra (IPS)

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também