Internet caiu? Projeto aprovado no ES garante desconto na fatura

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Vandinho Leite é autor do projeto que foi aprovado e pode virar Lei Estadual. Crédito: divulgação.

Quem nunca ficou na mão com a internet, seja tentando ver um vídeo no YouTube ou na hora de fazer aquele Pix, ficando no prejuízo? Pensando em combater a má prestação de serviços de telefonia, a Assembleia Legislativa do ES aprovou o Projeto de Lei nº 289/2024, que garante ao consumidor capixaba o direito ao desconto em caso de queda no sinal.

De autoria do deputado estadual Vandinho Leite, a nova legislação busca proteger os usuários de práticas abusivas e a baixa qualidade do serviço, que impacta a oferta de internet.

Evidentemente que serve para todas as operadoras de telefonia, entretanto atinge especialmente a empresa Vivo, que segundo o parlamentar, lidera o número de reclamações no estado – além de deter mais de 80% de participação no mercado capixaba.

O texto aprovado determina que as operadoras de telefonia serão obrigadas a dar desconto aos usuários sempre que houver falhas totais ou parciais na prestação do serviço. O ressarcimento deverá ocorrer por meio de desconto proporcional na fatura seguinte ou como crédito para clientes de planos pré-pagos.

Desconto retroativo na conta de internet

Outro ponto importante da lei é que o consumidor terá direito de solicitar o ressarcimento retroativo por falhas ocorridas nos últimos 12 meses, garantindo reparação por prejuízos anteriores. As operadoras também deverão informar de forma clara e acessível os direitos do consumidor em relação a essas compensações, incluindo o passo a passo para solicitar o reembolso.

“Não é justo o capixaba pagar por um serviço que não recebe, especialmente a internet. Esse projeto garante justiça, equilíbrio nas relações de consumo e respeito ao cidadão. As operadoras precisam ser responsabilizadas pelas falhas constantes e pela falta de informação ao usuário”, afirma Vandinho Leite.

A fiscalização da medida ficará a cargo da Anatel, com apoio de órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor. Em caso de descumprimento, as empresas estarão sujeitas a multas proporcionais aos valores não ressarcidos, além de outras sanções, como a suspensão temporária das atividades.

Empresa diz que queda é devido vandalismo

A proposta está alinhada ao Código de Defesa do Consumidor, especialmente aos princípios de transparência, informação clara e proteção contra práticas abusivas. Agora, o projeto segue para o governador Renato Casagrande, que decidirá se a proposta será sancionada e transformada em lei.

Em junho de 2024, após um período de constantes instabilidades no sinal da Vivo, o deputado Vandinho Leite convocou representantes da empresa para prestar esclarecimentos. Na ocasião, ele já havia cobrado medidas de ressarcimento aos consumidores e proposto instrumentos para punir a operadora.

Estava presente na reunião o diretor nacional de Relações Institucionais da Vivo, Alcineu Garcia Vilella Junior, que atribuiu os problemas principalmente a atos de vandalismo contra as redes da empresa.

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Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

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