Hospital Jayme Santos vai receber 18 pacientes de Manaus com Covid-19 nesta quinta

Compartilhe:
covid
Na foto, UTI do Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referência no atendimento ao coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa
Na foto, UTI do Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referência no atendimento ao coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa

O Espírito Santo, vai receber a partir desta quinta-feira (21) 18 pacientes com Covid-19 que virão de Manaus e serão encaminhados para o Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras – que é referência no tratamento de Covid-19 no Espírito Santo.

Os pacientes transferidos chegarão acompanhados de enfermeiros e médicos com quadro clínico estável. Todos serão encaminhados de ambulâncias para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, após chegada ao Aeroporto de Vitória. A transferência entre os estados está sendo organizada pelo Ministério da Saúde, via Força Aérea Brasileira (FAB). Já o processo de regulação acontece em parceria com as Secretarias de Saúde dos estados.

O governador Renato Casagrande (PSB) já havia se solidarizado com o colapso na saúde pública que está acontecendo no Amazonas, quando pacientes começaram a morrer por asfixia pela falta de oxigênio.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Em 14 de janeiro, Casagrande publicou que “O ES está disponibilizando 30 vagas de UTI-COVID para atender pacientes do Amazonas. Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada. O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas”, disse o governador via redes sociais.

“Este é um momento de empatia e solidariedade por parte do povo capixaba para com o povo do Estado do Amazonas. O Sistema Único de Saúde se organiza e se mobiliza para responder a esta grave crise sanitária. Temos plenas condições de receber estes pacientes sem comprometer a garantia do acesso dos capixabas aos leitos Covid. Na data de hoje, estamos com 150 leitos de UTI disponíveis para atendimento exclusivo de pacientes Covid em todo o Estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Até esta sexta-feira (22), o Estado ainda pode receber outros pacientes do Estado do Amazonas. Serão dois vôos, um nesta quinta (21), por volta das 19h e outro na madrugada da sexta (22).

Além do Espírito Santo, outros estados abriram as portas para os pacientes: Teresina, no Piauí; Distrito Federal; São Luís, Maranhão; João Pessoa, na Paraíba; Natal, Rio Grande do Norte; Goiânia, Goiás; Fortaleza, Ceará e Recife, Pernambuco.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também