Hortas ocupam espaços vazios em escolas na Serra

Compartilhe:
Cinco unidades da rede pública municipal já estão com o projeto em andamento. Foto: Divulgação
Cinco unidades da rede pública municipal já estão com o projeto em andamento. Foto: Divulgação
Cinco unidades da rede pública municipal já estão com o projeto em andamento. Foto: Divulgação

Hortas nas Escolas. Desde novembro de 2014 uma iniciativa está mudando a cara das instituições de ensino da Serra. Trata-se de um projeto que está em fase de implantação. Cinco unidades da rede pública municipal já estão com o projeto em andamento.

A iniciativa é da Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap). O projeto, que conta com a parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), tem como objetivo principal incentivar as escolas e creches municipais a aproveitarem espaços vazios para a implantação de pequenas plantações de hortaliças para o consumo dos próprios alunos.

Já aderiram ao projeto as escolas João Calmon, em Planalto Serrano Bloco B; Herbert de Souza, em São Marcos; Cmei Amélia Pereira e Cmei Antônio Laia da Silva, ambas em Jardim Tropical; e Cmei Vista do Mestre Álvaro, em Residencial Vista do Mestre. Neste último Cmei , a ideia é implantar a horta para inaugurar em breve, junto com a escola.

A Seap disponibiliza Assistência Técnica, com Assessoria Especializada dos engenheiros agrônomos Cloves do Carmo e Flávio Carneiro Girão, e disponibiliza os insumos, como terra vegetal ou esterco de curral. Os agrônomos também orientam sobre os equipamentos e ferramentas necessárias, que devem ser providenciados pela própria escola.

Leve o projeto para sua escola

As instituições que tiverem interesse em implementar uma horta devem entrar em contato com a Seap, pelo telefone 3291-2317, e agendar uma visita com o engenheiro responsável, Flavio Girão, que fará uma avaliação do local.

Com este trabalho, alguns importantes resultados estão sendo alcançados:

– A produção de verduras e legumes frescos e saudáveis que são aproveitados na merenda escolar.

– Novos assuntos estão sendo analisados: captação de águas da chuva para a irrigação das hortaliças e a integração com os pais e as famílias da comunidade.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também