Horário de verão começa às zero hora deste domingo

Compartilhe:
Os relógios deverão ser adiantados em 1 hora. Foto: Divulgação Agência Brasil
Os relógios deverão ser adiantados em 1 hora. Foto: Divulgação Agência Brasil

À zero hora deste domingo (16), começa o horário de verão e os relógios deverão ser adiantados em uma hora.  Adotado pelo país pela 31ª vez, o horário de verão se estenderá até o dia 19 de fevereiro de 2017, quando os relógios deverão voltar a ser ajustados em uma hora a menos.

A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia, durante o verão, para reduzir a demanda principalmente no período de pico, entre as 18h e às 21h, ou seja, quando mais pessoas, empresas e indústrias estão utilizando a energia elétrica.

No ano passado a economia gerada pelo adiantar dos ponteiros foi de R$ 162 milhões.

No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança, e também nos períodos de duração.

A única exceção para o decreto 6.558, de 2008, que define as regras do horário de verão atualmente, ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também