Homicídios voltam a disparar na Serra

Compartilhe:
jovem assassinado em São Geraldo numa área frequentada por usuários de crack. Foto: Arquivo TN
jovem assassinado em São Geraldo numa área frequentada por usuários de crack. Foto: Arquivo TN
jovem assassinado em São Geraldo numa área frequentada por usuários de crack. Foto: Arquivo TN

Por Thiago Albuquerque

Depois de um junho ‘mais calmo’, onde 19 pessoas foram assassinadas na Serra, o número de homicídios na cidade em julho voltou a patamares alarmantes: 32 pessoas foram mortas, contra 18 em julho de 2014.

Com isso, os sete primeiros meses de 2015 já superam os do mesmo período do ano passado. São 202 assassinatos contra 196, um crescimento de 3%. Em julho de 2015 o dia onde mais se matou foi o sábado, com 8 registros –  25% do total do mês. Em um sábado apenas, o último dia 18 de julho, houveram 5 homicídios.

O último mês também confirmou uma triste tendência da Serra em relação aos outros três grandes municípios da Grande Vitória, Cariacica, Vila Velha e Vitória: o da ampliação da liderança nos índices. É que 48% das 66 mortes do período foram na Serra (32 casos). Em Vitória foram três registros, Vila Velha 11 e Cariacica 14.

A dimensão do problema na Serra fica ainda mais evidente quando os dados de julho são comparados com o restante do estado. Apesar da cidade registrar pouco mais de 12 % da população capixaba, só nela ficaram concentrados 32% dos assassinatos. Os dados são do balanço mensal da Secretaría

Os dados são do balanço mensal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp).
 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também