
O vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT) protocolou na Câmara Municipal da Serra um Projeto de Lei Indicativo que propõe a obrigatoriedade do hasteamento das bandeiras e da execução dos hinos Nacional, da Bandeira e do Município da Serra em escolas públicas e privadas do município. Segundo a proposta, que aguarda tramitação na Casa, a ideia é fortalecer o civismo e os valores patrióticos entre os estudantes.
Conforme apurado pelo Tempo Novo, o texto prevê que as atividades deverão ocorrer, no mínimo, uma vez por semana. Nesse momento, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e do município da Serra, acompanhadas do canto do Hino Nacional e do hino da Serra. Uma vez por mês, também será incluído o Hino da Bandeira, podendo substituir o hino municipal, a depender do critério da escola.
A proposta alcança tanto as escolas públicas municipais quanto as instituições privadas conveniadas ou subvencionadas pela Prefeitura. Já as escolas estaduais ficam livres para adotar ou não as medidas previstas.
Leia também:
Projeto de Lei propõe integração de câmeras privadas ao monitoramento da Serra
Leia também
Para os colégios que não dispõem de estrutura física para o hasteamento, o projeto permite que alunos sejam designados para segurar as bandeiras durante a execução dos hinos. O texto também obriga o Poder Executivo municipal a fornecer às escolas os materiais necessários, como bandeiras e arquivos de áudio dos hinos.
O projeto determina ainda que, em até 60 dias após sua eventual aprovação, o Executivo elabore normas de cerimonial para garantir que as solenidades cívicas sejam realizadas com o devido respeito.
Na justificativa, o vereador Paulinho do Churrasquinho argumenta que a proposta busca resgatar valores como respeito aos símbolos nacionais e o sentimento de pertencimento à comunidade local. “Esta conduta patriota trará de volta a reverência aos símbolos nacionais que acenderão a fagulha do orgulho e o amor à Pátria, que tanto amamos”, afirma o projeto.