Grande Vitória reduz homicídios mas Serra dispara na liderança

Compartilhe:
Novo Horizonte: homem foi assassinado no bairro no último mês de junho. Foto: Divulgação
Novo Horizonte: homem foi assassinado no bairro no último mês de junho. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

Mesmo com redução do número de assassinatos na Grande Vitória, a Serra continua em disparada a líder da violência no ES. Foram 19 homicídios no município em junho de 2015, em seguida Vila Velha com 11, Cariacica com sete e Vitória com dois.

Os dados são do balanço mensal da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).  Em relação a junho de 2014, a Serra teve uma redução de 13% nos casos. Já no acumulado do 1º semestre foram 170 assassinatos, 4% a menos do que os 178 homicídios dos seis primeiros meses do ano passado.

Em relação a maio, a queda na Serra foi expressiva: 26%. Mas o que chama a atenção é a ampliação da diferença no número de assassinatos do município para as demais cidades na Grande Vitória. Se há uma década a quantidade de pessoas que perdiam a vida pelas mãos de assassinos era semelhante entre os quatro maiores municípios do ES com uma leve liderança da Serra, os dados de junho de 2015 revelam um abismo: 48,7% das mortes aconteceram na Serra.

Estado

Em todo o Espírito Santo foram mortas 72 pessoas em junho. E os 19 assassinatos da Serra somam mais de um quarto disso, 26%. Isso significa que a cada quatro pessoas mortas nos 78 municípios capixabas no período, uma delas perdeu a vida na Serra.

 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também