
Nesta terça (1), a Serra se une para celebrar os 80 anos de Galbo Benedicto Nascimento, conhecido carinhosamente como Galbo, uma das figuras mais respeitadas pela sua contribuição à cultura e à memória do município.
Natural da Serra Sede, Galbo é filho de Barnabé Neves do Nascimento e Julite Castello Nascimento. Desde muito jovem, viveu de perto os desafios da vida no campo. Aos seis anos de idade, já ajudava o pai no trabalho da lavoura, no Morro Mestre Álvaro, marcando o início de uma história de esforço e determinação.
Autodidata, ele iniciou os estudos formais apenas aos 23 anos, mas isso não impediu que traçasse uma jornada acadêmica admirável. Com dedicação, alcançou o sonho de se formar em Direito aos 47 anos, exemplo de que nunca é tarde para aprender e conquistar novos horizontes.
Além da atuação profissional, Galbo tem uma ligação profunda com a cultura popular serrana. Foi um dos fundadores da tradicional Banda Estrela dos Artistas, reconhecida por levar a música e outras manifestações culturais aos palcos e ruas da cidade. Como historiador, tornou-se uma referência intelectual sobre a história da Serra, contribuindo para a preservação da memória local.
Leia também
Leia também:
Feira dos Municípios terá roda-gigante, tirolesa, comida boa e shows gratuitos na Serra
Em 1976, Benedicto iniciou uma nova fase ao lado de Marinalva, com quem construiu uma família numerosa e unida. São cinco filhas — Brígida, Fabiana, Regina, Bruna e Gabrielle — e quatro netos: Davi, Gustavo, Guilherme e Kael.
A celebração de seus 80 anos é também uma homenagem a uma vida marcada pela superação, pelo compromisso com a comunidade e pelo amor profundo à cidade da Serra.
A filha Gabrielle Costa Nascimento, conversou com o Tempo Novo e acredita que sua história inspiradora merece ser compartilhada com todos aqueles que valorizam as raízes e os exemplos de dedicação e coragem.