Força tarefa no combate ao Aedes aegypti em Vila Nova e Jardim Carapina

Compartilhe:
De segunda à quarta-feira as ações serão em Vila Nova de Colares. Na quinta e sexta-feira é a vez de Jardim Carapina. Foto: Divulgação
De segunda à quarta-feira as ações serão em Vila Nova de Colares. Na quinta e sexta-feira é a vez de Jardim Carapina. Foto: Divulgação

Nesta semana, a Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com o Exército, vai realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros Vila Nova de Colares e Jardim Carapina, na Serra. De segunda à quarta-feira as ações serão em Vila Nova de Colares. Na quinta (15) e sexta-feira (16) é a vez de Jardim Carapina. O trabalho será realizado das 8 às 16 horas.

Serão realizadas visitas domiciliares com orientações aos moradores de como combater focos do mosquito e sobre a importância de haver telagens em caixas d’água. Além disso, serão realizadas visitas em pontos estratégicos (PE) que são monitorados a cada quinze dias, como borracharias, ferros-velhos e locais para reciclagem de materiais.

A participação da população é fundamental no combate a larva do mosquito, que começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa. Algumas das ações que auxiliam no combate ao mosquito são: lavar diariamente o pote de água dos animais de estimação; guardar os pneus em locais secos e cobertos; armazenar garrafas vazias com o gargalo virado para baixo; limpar e manter tampada as caixas d’água, cisternas e reservatórios; escorrer a água dos vasos de plantas e preencher os pratinhos com areia; manter o lixo ensacado e só colocar na rua no momento do carro coletor passar; manter a piscina limpa e com água tratada; e limpar calhas e telhados periodicamente para evitar o acúmulo de água.

“Nós temos que realizar uma força tarefa em conjunto com a população, a fim de eliminar quaisquer criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”, afirmou a superintendente da Vigilância em Saúde da Serra, Kelly Rose Areal.

Disque Dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da Dengue ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate a endemias visitam o local.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também