Filme brasileiro sobre defesa de direitos de graça na Ufes

Compartilhe:
O documentário DEFENSORXS retrata o cotidiano de quem luta em defesa dos direito humanos no Brasil. Foto: Divulgação
O documentário Defensorxs retrata o cotidiano de quem luta em defesa dos direito humanos no Brasil. Foto: Divulgação

Na próxima terça (11), às 19h, será lançado e exibido gratuitamente o documentário Defensorxs que retrata o cotidiano de quem luta em defesa dos direito humanos no Brasil. A exibição será no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Após a exibição do filme, haverá um debate com o tema “O papel dos movimentos sociais na efetivação dos direitos”.

A produção é da cearense Nigéria e conta com o apoio de organizações como a Plataforma Dhesca Brasil, a Justiça Global, o Intervozes, o MNDH e a Nigéria.

O longa aborda realidades de grupos, entidades e movimentos nas cinco regiões do Brasil, onde homens e mulheres resistem aos impactos de grandes obras, como Belo Monte, e defendem a justiça social, o território, a livre orientação sexual e outros direitos fundamentais. Por meio de capítulos, o filme discute o que é ser defensor ou defensora de direitos humanos e traça um panorama documental sobre a resistência de pessoas que buscam melhorias e avanços, mesmo sob ameaças.

Parte do documentário foi financiada pela Campanha Somos Todxs Defensorxs e também por meio de arrecadação colaborativa via Catarse-me. O lançamento faz parte do Cine Defensoria no Cine Metrópolis, projeto realizado em parceira da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo e do cinema, que utiliza este veículo para promover o debate sobre os Direitos Humanos.

O documentário tem realização da Intervozes, Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo e Cine Metropolis.

Legenda: O filme retrata histórias como a do pescador Hélio, do Pará, que após a construção da usina de Belo Monte teve que deixar a profissão e virar porteiro de escola, sob ameaças e tentativa de suborno.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também