Ficção científica de cineasta capixaba estreia na Serra e em Vitória esta semana

Compartilhe:
ficção científica
O primeiro longa-metragem de ficção científica produzido e filmado na Serra, mistura humor, aventura e um toque de caos interplanetário. Crédito: Divulgação

Uma invasão alienígena está prestes a começar… e o epicentro é a Serra! Isto porque será lançado neste fim de semana, o primeiro longa-metragem de ficção científica produzido e filmado no município, misturando humor, aventura e um toque de caos interplanetário. 

Intitulado ‘Pirâmides’, o longa é dirigido por Alex Buck e produzido pela Finordia, o filme acompanha uma jovem que, para sobreviver à chegada de seres de outro planeta, precisa encarar os malucos jogos criados pelos invasores. Tudo isso em meio a cenários bem conhecidos do público capixaba — afinal, as locações são 100% serranas.

As primeiras sessões do filme estão marcadas e começam em casa: neste sábado (5), a pré-estreia acontece no recém-inaugurado Cine Queimado, dentro do Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, o primeiro cinema de rua da Serra. 

Na sequência, Pirâmides aterrissa em Vitória, com duas exibições no tradicional Cine Metrópolis, da UFES, nos dias 09 (quarta) e 11 (sexta) de abril. E o melhor: entrada gratuita.

+ Sinfônica Vale Música apresenta concerto inspirado em desenhos animados japoneses

As sessões especiais são resultado de uma articulação entre instituições que acreditam no poder do audiovisual local. O projeto conta com o apoio da Prefeitura da Serra, do Centro Cultural Eliziário Rangel, da CDC – Central das Comunidades, da Universidade Federal do Espírito Santo e da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo, com recursos do Funcultura e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O longa -metragem serrano, Pirâmides também já está com presença confirmada no 21º Fantaspoa — o maior festival de cinema fantástico da América Latina — que acontece entre os dias 09 e 27 de abril, reunindo produções de todo o mundo.

“Com tom irreverente, espírito independente e DNA capixaba, Pirâmides é uma aventura para toda a família, feita por quem acredita que é possível sonhar grande mesmo com os pés fincados na Serra”, revela Alex Buck, diretor do longa.

O curta “Encruzilhadas do Caos”, percorreu festivais no Brasil e no exterior, acumulando diversos prêmios ao longo do caminho. Crédito: Divulgação

Curta-metragem premiado

Alex Buck, também dirigiu e roteirizou o premiado curta-metragem “Encruzilhadas do Caos”, que foi gravado nas ruas da Serra. O curta percorreu festivais no Brasil e no exterior, acumulando diversos prêmios ao longo do caminho. 

A obra faturou três prêmios no Espírito Santo, incluindo dois de júri popular, e foi selecionado para o Fantaspoa 2024 (Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre), o maior festival de filmes de gênero fantástico da América Latina, abrangendo fantasia, ficção científica, horror e thriller. A Finordia também coleciona prêmios no Brasil e exterior.

 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também