Febre amarela deixa Pico da Bandeira fechado no carnaval

Compartilhe:
No Parque Nacional da Serra do Caparaó está o pico da Bandeira, o 3º mais elevado do Brasil com 2.892 m de altitude.
No Parque Nacional da Serra do Caparaó está o pico da Bandeira, o 3º mais elevado do Brasil com 2.892 m de altitude. Foto: Divulgação / ICMBio

Um dos locais mais procurados por quem gosta de aventura, natureza e foge da agitação durante o Carnaval, seguirá fechado para visitantes nesses dias de folia: o Parque Nacional do Caparaó, localizado na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais. O lugar é famoso por abrigar o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais elevado do Brasil, com 2.892 m de altitude. 

O local já não estava recebendo visitantes nas últimas semanas e a prorrogação do fechamento do Parque por mais 15 dias foi anunciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no último sábado (18). O motivo é o risco de contaminação pela febre amarela, em função do surto que atinge o estado e é particularmente intenso na região. 

Tanto que das 10 mortes pela doença já confirmadas no ES, três aconteceram em Ibatiba, município que fica na região do Caparaó, apesar de não ter terras dentro do Parque.

De acordo com assessoria de imprensa do ICMBio – órgão federal responsável pela gestão do Parque – a decisão segue recomendações das secretarias estaduais de Saúde de Minas Gerais e do Espírito Santo, das prefeituras locais e da Vigilância Sanitária. O objetivo é evitar que o surto de febre amarela, que se concentra em cidades do leste de Minas e municípios fronteiriços capixabas, se alastre para outras regiões.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também