
O universo dos condomínios abrange desde questões mais simples do dia a dia, como regras para o uso de áreas comuns, até tópicos mais complexas, como o rigor das normas técnicas para obras em edificações. É um setor que sempre apresenta novidades em produtos e serviços e novos conceitos, como o chamado “retrofit”.
Todas essas questões serão debatidas nos dias 22 e 23 de agosto, na 7ª edição da Expo Condomínio Completo, evento gratuito que, pela primeira vez, será realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra – com previsão de movimentação de R$ 60 milhões em negócios. É o ambiente perfeito para síndicos, moradores, administradores e empresários deste universo tão amplo. Além da exposição e lançamentos de produtos e serviços, haverá de palestras.
No dia 22 (quinta-feira), às 18h, a engenheira civil especialista em fachadas Caroline Monfradini vai ministrar a palestra “Lei do Retrofit: IPTU que constrói e revitaliza”. Caroline vai explicar como a isenção do IPTU por cinco anos, prevista na lei, pode financiar a revitalização e modernização de imóveis no centro da cidade de Vitória.
O “retrofit” na arquitetura é o termo utilizado para o processo de modernização de edificações com o objetivo de adaptá-las às necessidades técnicas, funcionais, de segurança, acessibilidade e de conforto atuais, contribuindo para aumentar a vida útil do edifício e o bem-estar de seus moradores e usuários.
Leia também
+ Estudantes da Serra têm primeira experiência no cinema durante aula de campo
Também no dia 22, às 19 horas, o arquiteto e urbanista e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES), Greg Repsold ministrará a palestra “Obras em condomínios: qual o jeito certo de fazer?, na qual ele traçará um panorama geral sobre as normas técnicas vigentes e alertará sobre os requisitos legais para a execução de uma obra, como o chamado Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).
De acordo com apuração do Tempo Novo, um dos tópicos da palestra será a norma técnica 17.170, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que entrou em vigor recentemente. Ela não serve apenas como garantia da edificação por parte da construtora, mas também traz normas sobre manutenções preventivas que devem ser realizadas pelo condomínio para que os seus direitos sejam garantidos.
“O evento é uma oportunidade para as pessoas conhecerem tendências mundiais, como é o caso do retrofit, e ter todas as informações das normas legais para obras em edificações”, explica o diretor comercial da Realiza Editora & Eventos, realizadora da Expo Condomínio Completo, Éder Mota.
O evento tem apoio institucional do Sipces e patrocínios do Sicoob, Brasas Extintores, Nacional Gás e Raízen Power. A correalização é do Convention & Visitors Bureau.
Serviço
7ª edição da Expo Condomínio Completo
Dias: 22 e 23 de agosto (quinta e sexta-feira, das 14h às 22h)
Local: Pavilhão de Carapina, na Serra
Entrada franca
Inscrições: www.expocondominiocompleto.com.br/ ou na portaria do evento
Estacionamento livre