Esgoto volta a vazar da rede e poluir lagoa Carapebus

Compartilhe:
A lagoa de Carapebus foi afetada pelo lançamento. Em 25 de janeiro, mortandade de peixes atingiu o manancial. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra/14 - 01 - 20
O vazamento foi na Av. Lenine no setor Ásia de Cidade Continental, ao lado da área verde. Foto: Divulgação

Todo mês a taxa de esgoto está lá na conta de água e deixa o boleto 80% mais caro. Mas nem sempre o serviço de tratamento de esgoto funciona. Este é o caso dos moradores de Cidade Continental, que mais uma vez viram a rede de esgoto da Cesan/Ambiental Serra entupir e fazer o líquido contaminar as nascentes da lagoa de Carapebus, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Praia Mole.

O vazamento foi registrado no último domingo (06) na Av. Lenine, localizada no Setor Ásia em Cidade Continental. Nas imagens feitas por moradores, dá para ver o esgoto escorrendo sobre o asfalto e descendo até a mata que fica ao lado do calçadão e da ciclovia. Neste ponto estão nascentes que formam a lagoa de Carapebus. Há três meses aconteceu outro vazamento na mesma localização.

O vazamento deste domingo gerou indignação dos moradores. A fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Polícia Ambiental foram chamadas e estiveram no local.

Presidente da Associação de Moradores Praia de Carapebus, Anderson Muniz, diz que o vazamento afeta não só quem mora na Av. Lenine em Continental. “Esse problema é recorrente e tem prejudicado também os moradores de Carapebus por contaminar a lagoa e a APA que fica entre os bairros”, pontua.

Anderson disse ainda que o vazamento, constatado no início da manhã, só foi estancado no início da noite de domingo (06). No entanto, na tarde desta terça-feira (08), Anderson voltou ao local constatou que o esgoto estava novamente vazando.

Moradores chamaram a fiscalização de Meio Ambiente da Serra e Polícia Ambiental. Foto: Divulgação

Por nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) informou que irá multar a Cesan por conta do vazamento. A Semma disse ainda que o problema é reincidente.

A Cesan e a Ambiental Serra, que desde janeiro de 2015 operam em Parceria Público Privada (PPP) o esgoto do município, ainda não se manifestaram sobre o caso.

Banho

Apesar da crescente poluição em decorrência da expansão urbana da região, a lagoa de Carapebus continua sendo um local de beleza paisagística e muito procurada por banhistas, principalmente crianças, já que as águas calmas são mais seguras de que as da praia em frente, geralmente bravias.

Mesmo com poluição, a lagoa de Carapebus ainda atrai banhistas. Foto: Bruno Lyra/14-01-20

Em janeiro deste ano, Tempo Novo flagrou pessoas se banhando na lagoa. Nas margens, uma placa da Prefeitura da Serra informava que as águas estavam apropriadas para aquela atividade.

*Reportagem atualizada às 17h e 50 de terça-feira (08).

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também