Esgoto a céu aberto é transtorno para moradores de Balneário Carapebus

Compartilhe:
Situação da avenida Beira Mar, entre Balneário Carapebus e Bicanga. Foto: Divulgação
Rua Ficus com a chuvas dos últimos dias: completamente alagada. Foto: Divulgação

Chuva, esgoto a céu aberto e Imagine conviver com esgoto a céu aberto constantemente? É com este problema que moradores de Balneário Carapebus e Bicanga têm que lidar diariamente, principalmente se chover, mesmo que seja o mínimo.

Genilda Santos, moradora de Balneário Carapebus, é uma das que reclama da situação. “Na avenida Beira Mar, é insuportável. Além do mau cheiro que ninguém aguenta, pois é esgoto puro misturado com água de chuva, tem ainda o problema de que toda esta água vai para a lagoa onde moradores e visitantes tomam banho. Pedimos ajuda já, mas nada é resolvido”, denuncia.

Moradora da rua Ficus entre Balneário Carapebus e Bicanga, outra via que sofre com o mesmo problema, Zélia Paixão Nascimento diz que o nome da rua deveria mudar. “Tinha que se chamar Lagoa do Ficus, pois sempre em dias chuvosos o cenário é pavoroso. Uns caminhões de pó-brita poderiam ajudar a resolver a situação, seria uma forma de nivelar a rua para amenizar para nós que moramos aqui. Para sair para trabalhar tem que fazer um malabarismo, até de carro é difícil. Quem convive com lama é porco. Daqui a pouco chega o IPTU para pagarmos, e as melhorias no bairro como ficam?”.

Situação da avenida Beira Mar, entre Balneário Carapebus e Bicanga. Foto: Divulgação

Por meio de nota, a Prefeitura da Serra disse que iniciou um programa de pavimentação de Balneário de Carapebus, mas houve problemas com os recursos do convênio. A situação foi equacionada e as obras foram retomadas no dia 5. A rua Ficus será contemplada. Em relação à avenida Beira Mar há um projeto de urbanização da orla, em discussão com a comunidade e que depende de recursos.

Já a Cesan informou que não possui rede de coleta de esgoto no bairro Balneário de Carapebus. O vazamento ocorre porque moradores fizeram a ligação indevida de esgoto na rede de drenagem de água da chuva. Onde não há rede de esgoto os imóveis devem ter fossas sépticas que precisam ser limpas periodicamente.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também